Carreira

5 dicas de como se tornar um líder excepcional

Não há nada pior que má liderança. Ela leva ao afastamento entre funcionários e a muitas discussões internas. Nenhuma empresa consegue prosperar.

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É por isso que Tomas Gorny, CEO da Nextivia, premiada empresa de computação em nuvem, cita a liderança como um dos mais importantes comportamentos que qualquer executivo, empresário ou indivíduo pode ter.

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Veja na galeria de fotos cinco lições que devem ser aprendidas para adquirir e exercer as qualidades de um grande líder, de acordo com Gorny:

  • Liderar é diferente de comandar pessoas

    Quando se fala de liderança, uma das primeiras coisas que vêm à mente são hierarquia e ordens, mas liderança não é dizer aos outros o que fazer e esperar que obedeçam. Pessoas querem saber o porquê das coisas e Gorny aprendeu que o melhor jeito de fazer com que elas trabalhem é deixar claro por que estão trabalhando.

    Empregados gostam de se sentir parte do time e não apenas mais uma engrenagem da empresa. O jeito mais fácil de fazer isso é envolvê-los no processo ao ouvi-los. Ajude-os a entender que seus esforços fazem a diferença.

  • Entenda que você só é tão bom quanto a equipe que comanda

    Como o CEO, é fácil de se achar o dono do mundo, especialmente se você comandar uma grande empresa. Gorny acredita que, apesar de ser fácil para um líder permitir que seu ego fique no caminho, isso é um erro que todo líder deve tomar cuidado para não cometer.

    A verdade é que você só é tão bom quanto a equipe que comanda. Um grupo que se recusa a dar o melhor de si para o chefe está fadado ao fracasso. Unido, o time é mais inteligentes e o único jeito de alcançar este objetivo é manter as pessoas ao seu lado.

  • Seja transparente quanto ao rumo da equipe

    Quando Gorny começou sua carreira, muito antes de se tornar CEO da Nextivia, percebeu que muitas pessoas não sabiam o que queriam de seus chefes. Tanta incerteza leva muitas equipes a perderem tempo e esforço com projetos que não funcionam.

    Transparência é tudo. Você deve garantir que o grupo sabe exatamente para onde está indo. Como líder, você é responsável por compartilhar sua visão.

  • Tenha um objetivo para trabalhar além do salário

    Gorny acredita que, quando alguém é contratado para liderar uma empresa, essa pessoa deve ter um desejo insaciável por melhorar sempre. É algo que a estimule a levantar todos os dias pela manhã e – surpresa! – não pode ter a ver apenas com salário, mas com um objetivo de vida.

    Quando alguém é contratado para liderar um departamento na Nextivia, Gorny havalia este desejo. Ele pergunta a cada candidato quais são seus objetivos e o que os motiva a continuar a seguir em frente. Um líder que não tem o desejo de conseguir as coisas dificilmente vai inspirar confiança em aqueles que trabalham pra ele.

  • Não subestime o poder da inspiração

    Nenhuma empresa sobrevive ou tem bons resultados sem a inspiração de seus funcionários. Ela é crucial para a continuidade e o sucesso a longo prazo. E é o papel do líder encorajar os outros a desenvolverem o potencial que eles não sabiam que tinham.

    Uma boa liderança faz com que a sobrevivência da empresa seja um caminho a ser traçado, não uma mera possibilidade. Para isso, os líderes devem fazer sacrifícios que sirvam ao propósito da empresa – não aos seus.

Liderar é diferente de comandar pessoas

Quando se fala de liderança, uma das primeiras coisas que vêm à mente são hierarquia e ordens, mas liderança não é dizer aos outros o que fazer e esperar que obedeçam. Pessoas querem saber o porquê das coisas e Gorny aprendeu que o melhor jeito de fazer com que elas trabalhem é deixar claro por que estão trabalhando.

Empregados gostam de se sentir parte do time e não apenas mais uma engrenagem da empresa. O jeito mais fácil de fazer isso é envolvê-los no processo ao ouvi-los. Ajude-os a entender que seus esforços fazem a diferença.

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