Carreira

5 maneiras de se acalmar em um trabalho estressante

Você provavelmente já se irritou com algo ou alguém no trabalho. Situações estressantes podem até fazer seu sangue ferver, mas é importante manter o equilíbrio e a calma.
Quando você se estressa, o foco se dissipa e você perde a maioria da sua capacidade de raciocinar.

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Neste momento, uma sucessão de erros podem acontecer: culpar os outros, produzir pouco e até se culpar por erros muito pequenos ou que não são seus são reações muito comuns. Neste estado, só se dizem coisas das quais se arrependem depois.

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Aprender a assimilar e coordenar seus sentimentos de uma maneira profissional pode ajudá-lo a canalizar sua frustração e conseguir o que quiser – sem conquistar a reputação de quem não sabe se controlar.


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Veja na galeria a seguir cinco maneiras de como se acalmar no trabalho:

  • Rompa o ciclo

    Se seu temperamento está muito ruim, a coisa mais prudente a se fazer é achar um jeito de acabar com os pensamentos negativos. Desconectar-se fisicamente da situação pode ajudar: se possível, vá caminhar, saia da sua mesa, ligue para um amigo ou, pelo menos, respire fundo.

  • Escolha suas palavras com cuidado

    Se você decidir confrontar a situação que o deixa bravo, tenha certeza de que você passou um certo tempo identificando e articulando seus sentimentos e argumentos. Fale com o seu chefe (ou com quem quer que seja a causa do problema) do jeito que gostaria que as pessoas se comunicassem com você.

    Por exemplo, se sua empresa valoriza uma comunicação objetiva, mantenha isso em mente na hora de discutir seu problema.

  • Não ignore o sentimento

    Quando a raiva vem, é natural que se tenha um approach irracional, mas procure engolir o sentimento e trabalhe normalmente. Em vez de impedir que este sentimento aflore, reconheça que sentir raiva é natural, principalmente em um ambiente de trabalho.

    Da próxima vez que estiver bravo, lembre-se de que tentar evitar este sentimento não vai funcionar. Ache um jeito de liberar a raiva ou desarmá-la de uma maneira que respeite o que você sente.

  • Foque na solução, não no problema

    Enquanto é fácil – e até reconfortante – pensar no que está deixando-o alterado, gastar seu tempo com isso não ajuda em nada. Ruminar sobre seus problemas é danoso, pois toma seu tempo e sua energia mental.

    Em vez disso, foque em que lições você pode aprender desta situação para que possa seguir adiante com uma atitude positiva e produtiva.

  • Saiba quais são seus gatilhos

    Entender quem e o que o deixa bravo é a chave para evitar o estresse. Preste atenção nas pessoas que o cercam e nas circunstâncias que o irritam e antecipe situações estressantes em potencial.

Rompa o ciclo

Se seu temperamento está muito ruim, a coisa mais prudente a se fazer é achar um jeito de acabar com os pensamentos negativos. Desconectar-se fisicamente da situação pode ajudar: se possível, vá caminhar, saia da sua mesa, ligue para um amigo ou, pelo menos, respire fundo.

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