5 motivos pelos quais o SEO será determinante para os negócios nos próximos anos

Profissionais da comunicação sabem que, durante uma crise financeira, o departamento de marketing é sempre o primeiro a sofrer cortes. No entanto, essa lógica já não faz mais tanto sentido quando pensamos que a propaganda é a alma de qualquer negócio, principalmente quando a internet potencializa a exposição de marcas. E para vencer num mercado concorrido, mostrar a cara é a peça fundamental para manter o funcionamento da companhia.

VEJA MAIS: 4 motivos para repensar as tradições da sua empresa

O termo SEO significa, em inglês, “Search Engine Optimization” (“otimização para mecanismos de busca”) e é a sigla que define o profissional responsável pela atuação online de uma empresa em sites de busca. Cada vez mais, companhias têm investido em pessoas que saibam gerir redes sociais, administrar sites e tornar a empresa visível no meio digital.

Em tempos de insegurança econômica, planejar uma estratégia de comunicação é um dos melhores meios de segurar as pontas enquanto a situação não melhora. Veja na galeria de fotos cinco motivos para que você contrate um profissional especializado em SEO o mais rápido possível.

  • São necessários agora

    Enquanto existirem ferramentas de busca na internet, empresas que dependem de clientes online ou de publicidade irão necessitar profissionais que saibam qual a melhor maneira de fazer com que o site da companhia fique entre os primeiros da busca. O trabalho de um especialista em SEO leva, no mínimo, seis meses para surtir efeitos, por isso eles devem permanecer por perto durante bastante tempo.

  • Os resultados são visíveis

    Páginas e mais páginas de concorrentes são a prova de que um expert em ferramentas de busca é mais do que necessário para colocar a sua empresa nos dez primeiros resultados da busca. De acordo com uma pesquisa da agência Chitika, somente 5% dos usuários chegam até a página dois do Google. Se você quiser que as pessoas cliquem na sua página, é preciso ter estratégia de busca.

  • Tem um ótimo custo-benefício

    O custo inicial de um especialista em SEO pode parecer um pouco assustador no início, mas, com o tempo, esse investimento se paga. Com mais pessoas encontrando a sua marca online, as chances de o desempenho de sua empresa aumentar são grandes.

  • O número de usuários cresce a cada dia,/strong>

    Em média, usuários nos Estados Unidos fazem 12 bilhões de buscas por ano, de acordo com a agência Comscore. Para cada busca, milhões de resultados acabam ignorados pelos usuários, que preferem clicar nos primeiros anúncios da ferramenta de busca. Um profissional de SEO consegue ajustar o seu site para que ele seja clicado.

  • Se você não fizer, seus concorrentes o farão

    Enquanto você pensa se deve investir em mídias digitais ou não, o seu concorrente provavelmente já contratou um profissional que irá colocá-lo na sua frente e induzir os seus potenciais clientes a clicarem em outro site. Preste atenção no que o mercado faz.

São necessários agora

Enquanto existirem ferramentas de busca na internet, empresas que dependem de clientes online ou de publicidade irão necessitar profissionais que saibam qual a melhor maneira de fazer com que o site da companhia fique entre os primeiros da busca. O trabalho de um especialista em SEO leva, no mínimo, seis meses para surtir efeitos, por isso eles devem permanecer por perto durante bastante tempo.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).