Fotos

10 lições de vida de Warren Buffett

FORBES acompanha a vida de vários bilionários bem-sucedidos, mas poucos são tão admirados e respeitados como Warren Buffett. Ele tem um quê de Jimmy Stewart – é um homem ético e, acima de tudo, humilde.

LEIA MAIS: Buffett desafia Trump: “Mostro meu imposto de renda se você me mostrar o seu”

Veja na galeria de fotos abaixo as 10 lições de vida tiradas do livro “My Warren Buffett Bible” (“Minha Bíblia do Warren Buffett, em tradução livre), de Robert L. Bloch.

  • “Dinheiro não pode mudar quantas pessoas te amam ou o quão saudável você é.”

    A frase tem tudo a ver com o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Sempre existirá uma pessoa que negligencia a família e sacrifica a saúde na busca por dinheiro.

  • “Ande com pessoas melhores que você e será levado na mesma direção que elas.”

    Buffett prefere ver pessoas adquirindo habilidades do que usando apenas aquelas com as quais nasceram. Uma aplicação prática disso seria mandar seus filhos para a escola mais rigorosa e competitiva que puder.

  • “A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas muito bem-sucedidas é que o segundo grupo diz não para quase tudo.”

    A carreira de mais de 60 anos de Buffett no mundo dos investimentos é um excelente exemplo. A mesma coisa acontece com atores com uma carreira sólida como Meryl Streep, que é muito seletiva com os papéis que escolhe.

  • “O que os sábios fazem no começo, os tolos fazem no final.”

    A frase de Buffett remete ao lema dos escoteiros: “Esteja preparado!”. Quando você traçar um plano para conquistar um objetivo, faça suas pesquisas primeiro e depois estabeleça as bases adequadas para seu sucesso.

  • “Parece que há alguma característica humana perversa que gosta de fazer as coisas fáceis se tornarem difíceis.”

    Buffett gosta de coisas simples. Seu investimento de longa data na Coca-Cola é um grande exemplo. Você não precisa saber matemática avançada para entender como as pessoas ganham dinheiro.

  • “Se leva 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para arruiná-la.”

    Esse conselho é especialmente importante para pessoas jovens que se sentem tentadas a pegar atalhos e, algumas vezes, cruzar barreiras éticas e legais porque não concordam com elas ou porque todos estão fazendo o mesmo.

  • “Recomendo fortemente a todos que gastem um tempo do seu dia apenas pensando.”

    Essa é uma das saídas que Buffett toma para evitar tomar decisões precipitadas. A sociedade exige que os trabalhadores estejam sempre conectados. Com essa overdose de informação, há uma pressão constante para tomar decisões e agir, o que não pode ser a melhor escolha. Antes de decidir algo importante, desligue o celular e a TV e pense.

  • “Nunca pergunte para um cabeleireiro se você precisa de um corte de cabelo.”

    Não importa com quem você está lidando, lembre-se de considerar os motivos de qualquer pessoa para estar sentada do outro lado da mesa com você. Todo mundo tem sua própria agenda.

  • “Se você comprar coisas das quais não precisa, logo você terá que vender coisas das quais precisa.”

    A maioria das pessoas sente culpa ao acumular coisas desnecessárias. Você realmente precisa de outro par de sapatos de marca ou de outra bolsa para tacos de golfe?

  • “Você só tem que fazer algumas poucas coisas certas em sua vida desde que você não faça muitas coisas erradas.”

    Em “Winning Ugly”, o autor e treinador de tênis Brad Gilbert afirma que os jogadores de tênis mais bem-sucedidos são aqueles que cometem menos erros em quadra. Isso também funciona na vida. Você não precisa reinventar a vida para ser a pessoa mais inteligente na sala.

“Dinheiro não pode mudar quantas pessoas te amam ou o quão saudável você é.”

A frase tem tudo a ver com o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Sempre existirá uma pessoa que negligencia a família e sacrifica a saúde na busca por dinheiro.

Comentários
Topo