Fotos

Casa Itália recebe convidados no Clube Costa Bravo

A Casa Itália, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, acontece no Clube Costa Brava, num pedaço do Rio de Janeiro com ares de Capri, ilha no Golfo de Nápoles. O clube, totalmente reformado pelo Comitê Olímpico Italiano (CONI), recebe atletas, autoridades, celebridades e convidados de várias partes do mundo desde o dia 4 de agosto. Como uma extensão das ativações em homenagem à união Brasil/Itália, o CONI oferecerá pranchas de stand up paddle e surfe e outras atividades para quem passar pela Praia do Arpoador.

No mesmo local e em inédita ação, cariocas e turistas podem se comunicar com italianos direto de Roma, na Piazza del Popolo, através de uma porta interativa no point da cidade. As ações de integração entre os povos são chamadas de “Ciaolá”, a junção dos jeitos de dizer “oi”, nas duas línguas.

“A Casa Itália quer ser um local de troca, de encontro de identidade, um momento de experiência. A palavra-chave é: boas-vindas”, explica o Diretor de Marketing do Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI), Diego Nepi. “Outra grande aposta é envolver personalidades dos dois países. Artistas e parceiros envolvidos neste projeto representam a excelência de Itália e Brasil, numa disseminação cultural virtuosa entre suas culturas”, complementa.

Numa parceria com a ActionAid – organização internacional sem fins lucrativos, que atua há 16 anos no Brasil -, desde o início do ano, o CONI reformou umas das creches mais antigas da Rocinha – a Ação Social Padre Anchieta (ASPA). A creche, fundada pelos padres belgas da Universidade Católica do Rio (PUC- Rio), atende atualmente 175 crianças de 3 a 12 anos, em dois turnos. O espaço, que tem três andares foi todo reformado: terraço, telhado, salas, nova brinquedoteca, ganhou uma horta, agora tem aulas de dança, arte e hip hop. Uma das propostas é melhorar, também, a alimentação das crianças.

O Projeto da Casa Itália tem curadoria de Beatrice Bertini e tem como base o conceito Horizontal, de aproximação da Itália do território sul-americano e, principalmente, do Brasil. Outro objetivo é promover a Itália, com toda sua beleza, arte e autenticidade a um público maior e internacional, por meio de imagens icônicas e objetos que tornaram o país um ponto de referência histórico-cultural. Veja mais informações sobre o espaço na galeria de fotos:

  • Espaço Roma 2024

    Candidata à sede das Olimpíadas 2024, a Itália reservou um pedacinho do Costa Brava para mostrar um pouco do que pretende ser e oferecer a todos os países caso Roma seja eleita a cidade-sede dos Jogos.

  • Arte e cultura em todos os ambientes

    No Restaurante, obras dos artistas Massimo Bartolini; Gianfranco Baruchello; Paola Pivi e Vik Muniz. Ali, as mesas alternativas Vidun são desenhadas por Vico Magi-stretti para De Padova. A mesa quadrada, novamente por De Padova, é gráfica, minimalista e essencial, de espírito quase nórdica. As cadeiras Gina, de Jacopo Foggini por Edra, translúcidas e quase bordadas em ouro.

  • Arte e cultura em todos os ambientes

    A viagem pela Casa inicia-se, literalmente, no corredor, onde estarão fotos do filme `La Grande Bellezza`, que venceu os Oscar em 2014, do cineasta Paolo Sorrentino. Encontramos mais arte, mesclada com muita tecnologia, na Sala de Imprensa: um espaço dedicado ao esporte e outro dedicado à mídia serão o coração tecnológico da sala de imprensa, de onde será possível acompanhar todas as competições olímpicas.

  • Arte e cultura em todos os ambientes

    Um dos destaques do ambiente são os lustres de Big Louie, projetado por David Nosanchuk, numa combinação de tecnologia de impressão 3D e processos manuais da marca Exnovo.

  • Relax

    Um spa, com sala de ginástica com aparelhos Technogym, sala de ioga, massagistas, e até hair stylists italianos e fruit bar dão um toque a mais de luxo à Casa Itália.

  • Vik Muniz

    Além de Oskar Metsavaht e dos irmãos Campana, o artista plástico Vik Muniz é outro brasileiro convidado a participar da Casa Itália. Ele está representado com a tela Atalanta and Hippomenes after Guido Reni (Pictures of Junk), de 2006, que fica no restaurante. Vik Muniz também levou para a Casa a peça Coliseo.

  • Obras de Oskar Metsavaht

    Oskar Metsavaht foi convidado pela Casa Itália para expor algumas de suas obras da série ‘Divina Geometria’, na qual o artista lança seu olhar sobre a estátua do Cristo Redentor. Sete pinturas e uma fotografia ficarão expostas no local.

  • Realidade virtual em 360°

    Desfrutando da tecnologia da Samsung, numa tentativa de trazer ao Rio a realidade de Roma, os visitantes da Casa podem conhecer, por meio de óculos virtuais, um pouco da Roma, cidade-candidata a sede dos Jogos de 2024.

  • A culinária de Davide Oldani

    Além dos bares, a Casa Itália tem um lindo restaurante com capacidade para cerca de 200 pessoas. É comandado pelo famoso chef italiano Davide Oldani, dono do estrelado restaurante D´O, em Milão, que trabalha com o conceito de harmonização entre culinária e design, com uma cozinha pop e esportiva. Oldani assina o cardápio dos festejados almoços e jantares da casa e trouxe seis pratos exclusivos para os convidados, autoridades e atletas. Todos os dias, como manda a clássica cultura italiana, o restaurante oferece o primeiro e o segundo pratos. O menu mistura a matéria-prima italiana com alguns ingredientes brasileiros.

  • Serviços

    Endereço: Rua Sargento José da Silva, 3621 – Joá, Rio de Janeiro
    Data: 4 a 21 de agosto de 2016
    Estacionamento: sujeito à lotação do espaço disponível em frente ao portão de entrada do clube

  • Arte e cultura em todos os ambientes

    O terraço coberto é outro ponto importante da casa. Tocado pelo escritório italiano Natura e Architettura, de Roberto Ortolani, tem cinco mil plantas, entre elas bromélias, costela de adão, orquídeas, palmas etc. É um lugar tranquilo, que dá a sensação de estarmos imerso à natureza.

Espaço Roma 2024

Candidata à sede das Olimpíadas 2024, a Itália reservou um pedacinho do Costa Brava para mostrar um pouco do que pretende ser e oferecer a todos os países caso Roma seja eleita a cidade-sede dos Jogos.

Comentários
Topo