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Como tirar o melhor das mídias sociais

As mídias sociais vieram para ficar. Enquanto a maioria das pessoas utiliza elas para rir, se conectar com amigos, se manter informado ou escapar do trabalho por alguns minutos, aplicativos como Facebook, Twitter e Snapchat podem ser ferramentas valiosas nas mãos de quem sabe como usá-los.

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Veja na galeria a seguir dicas de como otimizar o uso das mídias sociais nos seus negócios:

  • Utilize seus recursos

    Facebook, Snapchat, Twitter, Pinterest e Tumblr têm suas forças. Um pode ser melhor para notícias, enquanto o outro pode ser melhor para vídeos curtos e impactantes. Se você não consegue decidir em qual deve dedicar seu tempo e conteúdo, não se limite! Descubra do que os seus clientes gostam e o que eles precisam, quais são as forças do seu negócio e encontre um jeito de falar com ambos por meio de várias redes sociais.

  • Engaje-se

    Então, seu post vai viralizar. Não fique parado, faça alguma coisa! Há muito conteúdo na internet e nenhuma regra escrita forçando as pessoas a interagir com a sua página. Por isso, se as pessoas gastarem o tempo delas para curtir, retuitar ou compartilhar um conteúdo seu, retribuir as interações é mais do que necessário.

  • Otimize seu conteúdo

    Nem todo conteúdo é ótimo. Infelizmente, até os bons conteúdos podem passar despercebidos. A saída pra aumentar o número de usuários e de pessoas que curtam a sua página é diminuir a quantidade de postagens ao que é objetivo e impactante.

    Vai postar um vídeo no Twitter? Dê apenas o que o consumidor precisa. Vai fazer postar uma imagem no Instagram? Certifique-se de que elas estão em alta resolução.

    Dê às pessoas uma razão para que elas não passem direto pelo seu post, mas que prestem atenção nele.

  • Seja você mesmo

    Aproveite o que pode ser visto como uma fraqueza: se a sua empresa é pequena e tem poucos funcionários, ressalte seu lado humano. Se seu negócio gera milhões de dólares em lucro, deixe que seu conteúdo mostre ao público o que diferencia seu negócio dos outros.
    Não seja um robô nem algo que você não é. Seus clientes apreciarão sua honestidade.

  • Se mantenha relevante

    Certifique-se de que você está atualizado e atento ao que está acontecendo, assim você conseguirá achar uma maneira de relacionar seu conteúdo aos assuntos do momento. Porém, tome cuidado para não forçar as situações. Você pode ganhar muita atenção com um post forçado, mas esse pode não ser o tipo de atenção que você está procurando.

  • Seja consistente

    Poucas coisas são mais irritantes do que quando você acha um produto novo e interessante nas mídias sociais e vê que as contas estão abandonadas.

    Alimentar sua página com uma certa regularidade é essencial para que novos clientes se engajem e divulguem seu produto ou serviço.

    Com as opções baratas (ou até de graça) que existem por aí, você pode fazer parecer que tem um time de social media, não importa o tamanho de sua empresa.

  • Divirta-se

    As mídias sociais são uma ferramenta, mas no fundo o objetivo delas é que a sua interação com seus clientes seja informativa e divertida. Enquanto você planeja seus posts, não seja tão sério. Se divirta, interaja com seus clientes e aproveite a nova clientela!

  • Tenha um plano

    Se você falha em planejar, você planeja falhar. Os eventos nas mídias sociais podem acontecer muito rapidamente, mas isso não significa que não há tempo para que você planeje seus posts.

    Decida o que você vai postar e o que não vai. Escolha também uma voz para as suas postagens no Twitter e no Facebook. Você pode não ter essas regras estipuladas, mas elas são maiores que você.

Utilize seus recursos

Facebook, Snapchat, Twitter, Pinterest e Tumblr têm suas forças. Um pode ser melhor para notícias, enquanto o outro pode ser melhor para vídeos curtos e impactantes. Se você não consegue decidir em qual deve dedicar seu tempo e conteúdo, não se limite! Descubra do que os seus clientes gostam e o que eles precisam, quais são as forças do seu negócio e encontre um jeito de falar com ambos por meio de várias redes sociais.

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