Carreira

4 dicas para dormir melhor e render mais no dia seguinte

Ao longo dos últimos anos, algumas companhias de sucesso começaram a perceber que, quando seus funcionários não dormem bem, o desempenho da empresa é prejudicado.

Um estudo de Harvard mostra que um funcionário com insônia perde 11,3 dias de produtividade ao longo do ano. Para resolver este problema, estas empresas começaram a investir em ações que ajudem seus colaboradores a entender a importância de uma boa noite de sono.

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O jornal “The Washington Post”, dos Estados Unidos, listou uma série de companhias que colocaram especialistas em distúrbio do sono dentro de suas plantas para ajudar seus funcionários. Dentre elas, a Johnson and Johnson e a Goldman Sachs investem em uma espécie de treinamento em maneiras de melhorar a qualidade do sono.

Veja algumas das dicas dadas por esses profissionais para ter uma melhor noite de sono:

  • O ambiente

    O lugar onde você dorme é um dos principais influenciadores do seu sono. A luz, a temperatura e o conforto são fundamentais para conseguir dormir rapidamente e com qualidade.

    A firmeza do colchão e a posição dos travesseiros devem fazer com que o seu tronco fique reto e os seus ombros estejam alinhados com o pescoço. Deste modo, a sua postura não será prejudicada no dia seguinte.

    Em relação às luzes, quanto mais escuro o quarto, melhor. Se você puder tapar focos de luz, como o console da televisão, é mais fácil relaxar.

  • Crie hábitos

    Aquilo que você faz durante a tarde e o início da noite irá influenciar diretamente a sua qualidade de sono. Decisões que você toma às 15 horas podem prejudicar a hora de dormir porque alteram o que o corpo já está acostumado.

    Uma boa opção para dormir mais rapidamente é pegar um pouco de sol todos os dias. Quando você expõe seu corpo à luz solar, o seu organismo produz melatonina, o hormônio que regula as horas em que você terá sono.

  • Cuidado com o que come e bebe

    A cafeína é uma grande aliada para se manter atento durante o dia, mas, quando em excesso, seu organismo pode criar uma verdadeira dependência. Evite tomar café ou comer chocolate perto do seu horário de dormir e a qualidade do seu sono irá melhorar visivelmente.

  • Não enrole para acordar

    Ainda que essa seja a parte mais difícil, é muito importante não enrolar para sair da cama de manhã. O seu corpo precisa de um tempo para se ajustar, mas isso não quer dizer que você possa passar vinte minutos deitado. Se você usar o tempo que precisa para se arrumar enrolando na cama, terá que se apressar e levar seu corpo a um ritmo péssimo logo depois de acordar.

O ambiente

O lugar onde você dorme é um dos principais influenciadores do seu sono. A luz, a temperatura e o conforto são fundamentais para conseguir dormir rapidamente e com qualidade.

A firmeza do colchão e a posição dos travesseiros devem fazer com que o seu tronco fique reto e os seus ombros estejam alinhados com o pescoço. Deste modo, a sua postura não será prejudicada no dia seguinte.

Em relação às luzes, quanto mais escuro o quarto, melhor. Se você puder tapar focos de luz, como o console da televisão, é mais fácil relaxar.

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