Carreira

10 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem

Quando você menos espera, a vida arranja um jeito de testar sua força mental, também conhecida como inteligência emocional. Entretanto, quanto maior o desafio, mais difícil responder bem com essa habilidade.

É difícil ser mentalmente forte, especialmente quando você se sente preso. A habilidade de tomar uma direção completamente nova requer a coragem e a ousadia que apenas as pessoas que realmente possuem mentes fortes possuem.

VEJA MAIS: 8 dicas para ser mais confiante e simpático

Thomas Edison mostra um exemplo interessante dessa força: Quando sua fábrica pegou fogo em 1914, destruindo os seus protótipos e causando um dano de US$ 23 milhões, ele disse “Graças à Deus todos os nossos erros foram queimados. Agora podemos começar tudo novamente.”

Veja na galeria de fotos como melhorar sua força mental seguindo as 10 coisas que pessoas com grande inteligência emocional não fazem em nenhuma circunstância:

  • Eles não se debruçam sobre os erros

    Pessoas mentalmente fortes sabem que onde você concentra sua atenção determina seu estado emocional. Quando você se fixa nos problemas que está enfrentando, você cria e prolonga emoções negativas e estresse, o que dificulta o seu desempenho. Quando você foca em ações que melhorem sua situação, você cria um senso de eficácia pessoal, que produz emoções positivas e melhora o seu desempenho.

    Pessoas mentalmente fortes se distanciam dos erros, mas fazem isso sem esquecê-los, mantendo-os a uma certa distância, mas os deixando sempre como uma referência para poder se adaptar e ajustar o que for necessário para obter sucesso.

  • Eles evitam pessoas negativas

    Pessoas negativas são más notícias porque eles se afundam em seus problemas e falham em focar nas soluções. Eles querem pessoas para se juntarem ao seu caos para se sentirem melhores com eles mesmos. As pessoas costumam se sentir pressionadas ao ouvir os problemas das pessoas negativas porque eles não querem ser rudes, mas há uma linha tênue entre ser um bom ouvinte para alguém e ficar preso no seu ciclo de negatividade emocional. Pessoas com inteligência emocional evitam esse tipo de situação impondo limites e se distanciando dessas pessoas quando necessário.

  • Eles não param de acreditar em si mesmos

    Pessoas mentalmente fortes são perseverantes. Eles não desistem quando falham, quando estão cansados ou desconfortáveis. Eles focam em seus objetivos, e não em sentimentos momentâneos. Isso faz com que eles continuem mesmo quando as coisas estão difíceis. Para eles, uma falha não significa que são fracassados, como também a opinião alheia não é capaz de fazê-los desistir de seus sonhos.

  • Eles não esperam por um pedido de desculpas para perdoar

    Pessoas mentalmente fortes sabem que a vida é muito mais suave e fácil quando você não guarda rancor e perdoa até aqueles que nunca pediram desculpas. O rancor faz com que eventos negativos do seu passado arruine a felicidade do presente.

    As emoções negativas que vêm quando se guarda rancor cria um estresse no seu corpo, e manter esse sentimento pode ter consequências devastadoras, tanto psicológicas quanto mentais. Quando você perdoa alguém, você não perdoa seus atos, isso apenas o deixa livre de ser sempre a vítima da situação.

  • Eles não sentem pena deles mesmos

    A pior coisa de sentir pena de você mesmo é que isso tira seu autocontrole. Esse sentimento é a declaração de que você é uma vítima desamparada das circunstâncias. Pessoas mentalmente fortes nunca sentem pena deles mesmos porque isso significaria desistir de suas capacidades.

  • Eles não guardam rancor

    As emoções negativas que vêm quando se guarda rancor são uma resposta ao estresse. Manter esse estresse com você causa estragos no seu corpo e pode ter consequências devastadoras na sua saúde com o passar do tempo. Pesquisas feitas na Universidade de Emory, em Atlanta, Estados Unidos, mostram que guardar rancor contribui para aumentar a pressão sanguínea e doenças cardíacas. Manter esse sentimento significa que você está mantendo estresse, e pessoas mentalmente fortes evitam isso a todo custo.

  • Eles não deixam ninguém limitar sua alegria…

    Quando seu senso de prazer e satisfação são derivados de se comparar com outras pessoas, você não é mais o único dono da sua felicidade. Quando pessoas mentalmente fortes se sentem bem sobre algo que eles fizeram, eles não vão deixar a opinião dos outros tirar esse sentimento deles. Como não é impossível desligar suas reações ao que os outros pensam, você não deve se comparar aos outros. Pessoas mentalmente fortes sabem que, independentemente do que os outros pensem sobre eles, eles nunca são tão bons ou tão ruins como as pessoas dizem que eles são.

  • 10. A ideia de que é possível contratar bons funcionários tratando-os como lixo, submetendo-os a formulários online e, posteriormente, usando um algoritmo ou uma palavra-chave para procurar currículos. Este sistema faz com que a empresa perca talentos.

    É um novo momento no mercado de trabalho. E pessoas capazes são desejadas, mas apenas se elas souberem o seu valor. É hora de se perguntar: será que meu trabalho atual me merece?

  • Eles não são preguiçosos

    Um estudo feito no Eastern Ontario Research Institute, de Ontário, Canadá, descobriu que pessoas que se exercitam duas vezes por semana durante 10 dias se sentem mais socialmente, intelectualmente e atleticamente competentes. Eles também têm sua imagem corporal e sua auto-estima mais elevadas. As mudanças físicas em seus corpos são responsáveis pelo crescimento da confiança, que é uma chave para o fortalecimento da mente.

  • Eles não são negativos

    Mantenha-se atento às notícias por algum tempo e você verá que é apenas um eterno ciclo de guerra, ataques violentos, economias frágeis, companhias falidas e desastres ambientais. É fácil pensar que o mundo só vai de mal a pior. Mesmo que isso seja verdade, pessoas mentalmente fortes não se abalam por isso porque eles não se prendem em coisas que eles não conseguem controlar. Em vez de tentar iniciar uma revolução da noite para o dia, eles focam sua energia em direcionar as duas coisas que estão completamente sob seu poder: a sua atenção e o seu esforço.

Eles não se debruçam sobre os erros

Pessoas mentalmente fortes sabem que onde você concentra sua atenção determina seu estado emocional. Quando você se fixa nos problemas que está enfrentando, você cria e prolonga emoções negativas e estresse, o que dificulta o seu desempenho. Quando você foca em ações que melhorem sua situação, você cria um senso de eficácia pessoal, que produz emoções positivas e melhora o seu desempenho.

Pessoas mentalmente fortes se distanciam dos erros, mas fazem isso sem esquecê-los, mantendo-os a uma certa distância, mas os deixando sempre como uma referência para poder se adaptar e ajustar o que for necessário para obter sucesso.

Comentários
Topo