Fotos

3 pratos fantásticos para comer com pesto

Manjericão, azeite de oliveira extravirgem, alho, pinóli, queijo pecorino e parmesão ralado. Estes ingredientes simples formam um dos molhos mais populares do mundo: o pesto. Ele surgiu em Gênova, na Itália, uma região com condições ideais para o plantio
do manjericão.

VEJA TAMBÉM: Semana da Cozinha Regional Italiana desembarca em São Paulo para sua 5ª edição

Esta erva, plantada na região da Ligúria, onde fica Gênova, tem sabor particular e, por isso recebeu Denominação de Origem Protegida (DOP), indicando ser a planta um produto com características que o tornam único no mundo. Acredita-se que o molho pesto tenha surgido em meados do século 19, quando a família Ratto deu o nome battuto o sapore all’aglio a um molho que tinha como ingredientes dente de alho, manjericão, pinóli, queijo pecorino e parmesão ralado.

A principal característica do molho era a forma de amassar o manjericão no pilão, e logo o molho foi chamado de pestare, triturar em italiano. Com o passar do tempo, o nome evoluiu para apenas pesto. A receita é simples: começa amassando as folhas de manjericão bem secas, de onde sai o sabor. Em seguida, alho e sal são esmagados junto no pilão. Por último, são acrescentados os queijos, os pinólis e o azeite de oliva. Apesar do sucesso do molho, ele demorou para se popularizar e sair da Itália.

E MAIS: Brasil ainda não chegou ao ápice da sua gastronomia, afirma Rodrigo Oliveira

Hoje, é produzido no mundo todo, inclusive com algumas variações da receita original. Recomenda-se que o molho seja servido frio, acompanhando massas, carnes, sanduíches e antepastos. Para harmonizar, vinho branco fresco. Veja na galeria de fotos três pratos fantásticos para comer com o molho italiano:

  • Trofie fatto a casa ao pesto de basilico com batata e vagem

    Provavelmente um dos pratos mais clássicos da região da Ligúria, de simples preparo usando manjericão, pinóli, queijo e alho.

  • Cappon magro de peixe e pesto al basilico

    É um prato antigo tradicional da Ligúria, à base de peixe e verduras, e preparado principalmente nos dias que precedem a Páscoa.

  • Risotto com ragu de peixe do mar Mediterrâneo e pesto genovese

    Este prato une ingredientes muito presentes na culinária da região da Ligúria, com a utilização do pesto genovese.

Trofie fatto a casa ao pesto de basilico com batata e vagem

Provavelmente um dos pratos mais clássicos da região da Ligúria, de simples preparo usando manjericão, pinóli, queijo e alho.

Comentários
Topo