3 deliciosos pratos para comer com caviar

Considerado um dos produtos gourmet mais luxuosos do mundo, o caviar negro destaca-se não somente pelo preço. A raridade para encontrá-lo, as propriedades nutricionais e o exímio cuidado no preparo o tornam um alimento único e incomparável no universo da gastronomia.

As ovas do esturjão não fecundadas são retiradas de três espécies do animal: a beluga, o ossetra e o sevruga. A cor, o tamanho, a consistência e até o sabor variam entre elas. Por ser o mais raro na natureza, e de sabor delicado, com ovas maiores, o caviar retirado da beluga é também o mais caro do mundo, e vendido por poucas marcas. Alguns são vendidos em caixinhas de ouro. O ossetra, que tem um gosto suave e ovas de tamanho médio, é mais fácil de ser encontrado. Já o sevruga é de sabor forte e facilmente encontrado no universo gastronômico de alto nível.

Assim como os animais que vivem e se reproduzem nas águas geladas do mar Cáspio, entre a Rússia e o Irã, o alimento precisa ser conservado em baixas temperaturas, entre dois graus positivos e dois graus negativos. Deve ser consumido rapidamente após aberto, devido a sua rápida deterioração.

O caviar é ainda manuseado somente por profissionais experientes e peritos no assunto, sempre com instrumentos de aço inoxidável ou de porcelana, pois outros metais podem provocar oxidação rapidamente e interferir no paladar da iguaria. O cuidado no manuseio deve-se à fragilidade das ovas, que podem desfazer-se com o contato inadequado e desperdiçar o alimento.

Por isso, esta relíquia gastronômica não deve ser mastigada, jamais, mas degustada aos poucos, sem pressa. Desfruta-se o caviar até as ovas se desmancharem na boca, e o gosto salgado se pronunciar, enquanto a textura dilui-se. A iguaria pode ser servida com blinis, panquecas pequenas tradicionais da Rússia. Para acompanhar a iguaria, vale apostar em um espumante de alto nível — ou, para os mais tradicionais, uma bela vodca gelada sempre faz bonito com esta experiência gastronômica inigualável.

Veja na galeria de fotos três deliciosos pratos para comer com caviar:

  • Camarões rosa de Santa Catarina ao molho de champagne brut com caviar

    Camarões flambados ao molho champagne aveludado, acompanhado de arroz salteado com champanhe e caviar. Um prato muito indicado para celebrações com uma explosão de sabores.

  • Spaghetti à Carbonara com gamberi e caviar

    Spaghetti clássico à Carbonara com camarões e caviar. Uma releitura moderna de um prato clássico com ingredientes da alta gastronomia para paladares refinados.

  • Lagostins poché, lâminas de aspargos e salsão com caviar sobre molho levemente cremoso

    Servidos sobre maionese royal, salada de aspargos laminados e salsão servido com caviar. Uma entrada muito delicada, elegante e com sabores contrastantes.

Camarões rosa de Santa Catarina ao molho de champagne brut com caviar

Camarões flambados ao molho champagne aveludado, acompanhado de arroz salteado com champanhe e caviar. Um prato muito indicado para celebrações com uma explosão de sabores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).