Carreira

3 soluções para lidar com jovens funcionários entediados no trabalho

Muitos bons jovens funcionários apresentam, mais cedo ou mais tarde, problemas de performance. Às vezes, o que pode ser parecido com “preguiça” reflete não um comportamento desinteressado, mas um problema de eficiência com o ambiente de trabalho.

Uma pesquisa feita pelo site de auxílio a empresas Udemy apontou que os jovens com idade entre 21 e 24 anos são duas vezes mais propícios a se sentirem entediados no trabalho, cerca de 38% comparado a 22% dos chamados Baby Boomers, a geração nascida pós-Segunda Guerra Mundial, com a faixa etária de mais de 45 anos.

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Esta pesquisa também mostrou que os funcionários “entediados” tem a tendência de largar ou mudar de emprego em um período de três a seis meses. Estes jovens profissionais não estão necessariamente distraídos por negligência às responsabilidades. Na verdade, tendem a ser tão eficientes que completam suas atividades antes do tempo previsto e acabam com mais tempo livre em mãos.

Jovens que cresceram cercados por tecnologia são mais capacitados a achar maneiras de automatizar seu trabalho. De certa forma, estão trabalhando de maneira mais esperta, e não mais pesada.

Esta onda de funcionários eficientes porém entediados tem criado preocupações para empregadores. Como manter um funcionário menos eficiente motivado enquanto observam um colega de trabalho vagando pelo escritório ou navegando nas redes sociais por horas? E mais, como manter um funcionário eficiente engajado e motivado para que permaneça no emprego?

Veja na galeria três soluções para manter jovens funcionários dedicados:

  • Desafie mais

    De acordo com uma pesquisa do Intelligence Group, grupo de pesquisa do jornal “The Wall Street Journal”, 64% dos jovens afirma que preferem faturar US$ 40.000 ao ano em um emprego que amam do que ganhar US$ 100.000 em um trabalho que consideram chato. Desafiar mais pode ser a solução. Eficiência e engajamento profissional surge com desafios e oportunidades de desenvolvimento no ambiente de trabalho.

  • Ofereça oportunidades de aprendizado

    Darren Shimkus, vice-presidente da Udemy, afirma que “80% dos funcionários desta faixa etária acreditam que aprender novas técnicas no trabalho os faria mais interessados”. “Ainda de acordo com os relatos da Udemy, funcionários perdem o interesse devido à falta de oportunidades de aprendizagem no trabalho.
    “Lembre-se que seus funcionários são seres humanos em vez de uma estatística. Isto requer interesses e objetivos que se desenvolvem através do tempo”, afirma Shimkus.

  • Reduza a jornada de trabalho

    O CEO do site de lifestyle Tower Paddle Boards, Stephan Aarstol, optou por estabelecer a jornada de trabalho de seus funcionários em 5 horas diárias. “Eu estimo que esta nova geração de funcionários seja mais eficiente do que há 20 anos. Por isso decidi que a companhia trabalharia por 5 horas todos os dias.” A Tower Paddle Boards iniciou um estilo de trabalho que valoriza garantir aos seus jovens funcionários tempo extra para investir em seus interesses.
    “O tempo é precioso “Time is precious and it’s the only resource we can never get back,” said Alex Resnick, a millennial and Director at Sunglasses By Tower, “Quando se trabalha para uma companhia que reconhece seu trabalho e quer te recompensar por isso, traz à tona o melhor dos funcionários.” Conta Alex Resnick, diretor da Sunglasses By Tower, empresa de surf e lifestyle.
    Os jovens funcionários destas empresas estão bem satisfeitos com esta nova proposta. Mostra que os funcionários devem ser desafiados a pensar “fora da caixa” quando se trata de procedimentos, políticas da empresa e procedimentos.

Desafie mais

De acordo com uma pesquisa do Intelligence Group, grupo de pesquisa do jornal “The Wall Street Journal”, 64% dos jovens afirma que preferem faturar US$ 40.000 ao ano em um emprego que amam do que ganhar US$ 100.000 em um trabalho que consideram chato. Desafiar mais pode ser a solução. Eficiência e engajamento profissional surge com desafios e oportunidades de desenvolvimento no ambiente de trabalho.

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