Carreira

5 piores perguntas feitas em entrevistas de emprego (e as respectivas respostas)

A maioria das pessoas que está procurando um trabalho não se importaria em participar de entrevistas de emprego se soubesse que o assunto a ser discutido seria realmente a vaga.

LEIA MAIS: 5 sinais de que você está prestes a tomar uma decisão ruim para a sua carreira

De algum modo, a maioria das pessoas de RH, recrutadores e gerentes de departamentos caíram na mesma ilusão. Eles desenvolveram a ideia de que a companhia é extremamente poderosa e os candidatos ao emprego não são.

Muitas vezes os recrutadores fazem perguntas ofensivas que podem fazer com que você queira simplesmente se levantar e ir embora – mas você não pode tomar esse tipo de atitude.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para tornar seu currículo ideal para recrutadores

Veja na galeria de fotos as cinco perguntas mais ofensivas feitas em entrevistas de emprego, junto com uma simples resposta que pode favorecê-lo nessa hora.

  • Com tantos bons candidatos, por que eu deveria contratá-lo?

    Que tal eu dizer para você o que eu entendi sobre o trabalho, e depois você me informa onde eu não me encaixo no cargo?

  • Qual a sua maior fraqueza?

    Eu costumava pensar que eu tinha fraquezas, e eu costumava ler livros, participar de aulas e me preocupar sobre as coisas que eu não fazia bem. Depois eu percebi que sempre haverá coisas em que eu não sou bom, e agora a minha tarefa é sempre melhorar o que eu faço bem e o que eu amo fazer, como design gráfico, por exemplo.

  • O que o seu último chefe falaria sobre você?

    Ele provavelmente diria que eu era uma força positiva no departamento e também que eu o desafiava a ver as coisas de um modo diferente algumas vezes. O que o seu chefe falaria sobre você?

  • Onde você se vê em cinco anos?

    Em cinco anos, se eu ainda estiver vivo, eu estarei trabalhando em algo importante junto com pessoas inteligentes e entusiasmadas – e você?

  • O que você traz para o nosso departamento?

    Eu amo reinventar processos e estou animado com a possibilidade de fazer isso aqui, caso isso seja importante para você. Deixe-me saber suas questões sobre meu histórico – aqui está outra cópia do meu currículo!

Com tantos bons candidatos, por que eu deveria contratá-lo?

Que tal eu dizer para você o que eu entendi sobre o trabalho, e depois você me informa onde eu não me encaixo no cargo?

Comentários
Topo