Carreira

8 coisas essenciais para saber sobre a hora de pedir demissão

Escolher uma carreira, ingressar no mercado de trabalho e ser bem sucedido não são coisas que podem ser ensinadas com facilidade.

No mundo corporativo, é necessário procurar emprego quantas vezes for preciso até achar um que o satisfaça.

LEIA MAIS: 10 coisas para fazer quando você odeia seu emprego

É necessário também, gerenciar as propostas de emprego e descobrir novas oportunidades. Às vezes o que parece ser um bom emprego pode não ser a melhor oportunidade para você.

Mudar de emprego pode ser difícil, todos devemos saber como lidar com as novas entrevistas mesmo já trabalhando em alguma empresa, e saber como e qual é a hora exata de se demitir.

Veja na galeria de fotos 8 coisas essenciais sobre a hora de se demitir:

  • Se você não aguenta mais o seu trabalho, você deve se demitir para se dedicar em tempo integral para procurar um emprego novo. Nessas horas, é comum se perguntar “Por que larguei meu emprego?” Mas se concentre nesta resposta: “Deixei meu emprego para focar em achar algo melhor para mim.”

  • Se você pensa em se demitir, mas ainda não tem outra proposta de emprego, lembre-se que você tem o poder de sair a qualquer momento. Esperar uma nova oportunidade para sair pode ser vantajoso financeiramente, mas se o seu trabalho faz mal para você, demita-se.

  • Ao aceitar uma nova oferta, deixe seu novo empregador saber que sua data de início é flexível. Descubra quando pode começar, ou se pode começar mais cedo, caso seu atual empregador peça que você saia imediatamente do seu trabalho atual.

  • A melhor maneira de dar um aviso prévio é pessoalmente. Espere até seu gerente ficar sozinho no escritório. Caso ele não tenha uma sala, chame-o para conversar longe dos demais funcionários. Não explique por que você quer sair, apenas agradeça a oportunidade e o aprendizado.

  • Uma vez que seu chefe concordar com sua saída, verifique se você precisará treinar o novo funcionário, ou fazer algo antes de deixar a empresa. Confirme sua demissão via email para o RH.

  • Seu email de demissão pode ser curto e doce. Confirme a saída, mas agradeça e seja educado.

  • Você decide se vai ou não se reunir com o RH caso sua empresa marque um horário. Muitas pessoas optam por não ir nestas reuniões, e quando vão, dizem muito pouco. A empresa teve tempo de o ouvir durante seu tempo de trabalho. Não se sinta pressionado a ir. Mas não reclame da empresa ou seja desrespeitoso, isso pode prejudicar sua reputação.

  • Descubra quando seu plano de saúde pela empresa vai vencer e como convertê-lo para um plano individual. Veja também se utilizou suas férias, e se pagaram o necessário pelo seu tempo, ou qualquer outro processo administrativo que não tenha sido feito corretamente. Deixe seu trabalho em bons termos, peça recomendações e referências.

Se você não aguenta mais o seu trabalho, você deve se demitir para se dedicar em tempo integral para procurar um emprego novo. Nessas horas, é comum se perguntar “Por que larguei meu emprego?” Mas se concentre nesta resposta: “Deixei meu emprego para focar em achar algo melhor para mim.”

Comentários
Topo