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3 maneiras de fazer o conteúdo aumentar o seu retorno de vendas

Um dos principais objetivos das empresas que investem em marketing é o impacto nas vendas – o chamado ROI (retorno sobre o investimento, em português). Mas, para isso, é necessário um planejamento.

O conteúdo não fará todo o trabalho em um passe de mágica. Você não pode publicar algo, compartilhar algumas vezes nas redes sociais e esperar que as vendas subam de repente. Se você pretende aumentar o volume comercializado a partir do conteúdo, a sua equipe de vendas deve estar envolvida no processo de criação.

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Uma sugestão é criar um fluxo no qual o porta-voz possa responder contestações e perguntas durante uma conversa com a sua equipe. “Escutar do seu time o que ele escuta dos clientes é a chave”, diz Lisa Pearne, vice-presidente de vendas da seguradora California Casualty.

Veja na galeria de fotos 3 maneiras de fazer com que o seu conteúdo aumente o retorno de vendas:

  • Educação

    O objetivo aqui é simples: educar os clientes sobre os pontos fracos que eles estão vivenciando. Mas evite uma abordagem muito direta.
    Eles devem criar uma relação de confiança com a marca, e o conteúdo educacional ajudará nesta tarefa.
    Por exemplo: o seu time de vendas pode enviar um artigo sobre tendências industriais para um cliente que queira saber mais sobre o assunto – e aproveitar para esclarecer onde a companhia se encaixa nisso. Se você conseguir responder a todas as perguntas, o cliente verá sua marca como um recurso no qual ele confia.

  • Vendas sociais

    Seus clientes passam a maior parte do tempo nas redes sociais, por isso sua equipe de vendas deve focar nestas plataformas. Mas, para gerar resultados, é necessário produzir conteúdo que prenda a atenção e tenha respostas positivas no perfil da empresa.
    Você pode utilizar hashtags para gerar engajamento, além do uso de imagens, vídeos e das ferramentas de Live. Recursos visuais têm mais alcance.
    Também é bom criar grupos online para falar diretamente com o cliente e outros influenciadores – e eles serão notificados cada vez que a empresa compartilhar algo novo.

  • Comprove as suas vendas

    Até o seu melhor representante de vendas será incapaz de fechar um negócio sem demonstrar que a companhia sabe o que está fazendo e que vai cumprir o que prometeu.
    Não importa o quão convincente o seu time de vendas possa ser, é preciso provar que a equipe sabe trabalhar e tem aprovação de outros clientes.
    Demonstrações são uma boa opção porque permitem que se comprove exatamente o que está sendo oferecido, além de ajudar a criar uma visão do cenário de como o seu cliente poderá trabalhar. Estudos de caso também são boas opções, uma vez que dão voz aos consumidores satisfeitos com o serviço.
    Se você quiser maximizar seu ROI, empodere o seu time de vendas com conteúdo.

Educação

O objetivo aqui é simples: educar os clientes sobre os pontos fracos que eles estão vivenciando. Mas evite uma abordagem muito direta.
Eles devem criar uma relação de confiança com a marca, e o conteúdo educacional ajudará nesta tarefa.
Por exemplo: o seu time de vendas pode enviar um artigo sobre tendências industriais para um cliente que queira saber mais sobre o assunto – e aproveitar para esclarecer onde a companhia se encaixa nisso. Se você conseguir responder a todas as perguntas, o cliente verá sua marca como um recurso no qual ele confia.

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