Carreira

Quiz: Seu chefe é fraco ou é um líder?

É difícil ouvir alguém falar sobre as coisas que todo supervisor deveria saber, desde as leis básicas do funcionários até a resolução de conflitos e outros tópicos de comunicação interpessoal. Ninguém conta que ser um supervisor significa defender os integrantes da equipe quando eles correm o risco de serem maltratados pelo mundo corporativo.

LEIA MAIS: 7 dicas para liderar uma equipe mesmo quando você não é chefe

Na realidade, ninguém ensina supervisores a serem bons líderes. Mas, se eles estiverem atentos, vão aprender o que é necessário para gerir pessoas da melhor maneira possível. Há, no entanto, aqueles que nunca aprendem. Alguns vivem na sombra, seguindo ordens e tentando se convencer de que ser um líder não exige um passo à frente e confrontos com seus próprios medos.

Seu chefe pode ser um grande líder, mas também pode ser aquele tipo de pessoa que concorda com tudo e com todos acima dele. Veja na galeria de fotos um quiz para você descobrir que tipo de chefe você tem:

  • 1°) O seu chefe lhe dedica tempo e atenção quando você precisa e o conhece bem o suficiente para saber quando você necessita de apoio ou conselhos.

    a. Este é, definitivamente, o meu chefe (5 pontos)
    b. Meu chefe não me conhece direito, nem me dá muita atenção ou tempo (3 pontos)
    c. Eu não tenho o tempo e nem a atenção do meu chefe, a não ser que ele precise de algo ou esteja decepcionado comigo (0 ponto)

  • 2°) Seu chefe o mantém informado sobre eventos, tendências e conversas que ocorrem nos níveis mais altos da companhia. Ninguém sabe o futuro, mas você sente que o seu chefe faz um trabalho tão bom que qualquer um poderia dar continuidade, garantindo a sua visibilidade dentro dos planos, metas e obstáculos da empresa.

    a. Meu chefe mantém todos da equipe atualizados e responde os nossos questionamentos (5 pontos)
    b. Mais ou menos: meu chefe me diz o que eu preciso saber para fazer o meu trabalho, nada muito além disso. Eu não tenho muita visibilidade no que diz respeito aos planos da empresa (3 pontos)
    c. Ele me mantém completamente no escuro (0 ponto)

  • 3°) Meu chefe me defende e defende meus colegas. Nós já o presenciamos em situações de confronto com líderes importantes da companhia para assegurar que fôssemos tratados decentemente. É por isso que o respeitamos tanto.

    a. Verdade. Meu chefe é muito dedicado aos seus funcionários (5 pontos)
    b. Parcialmente verdade. Meu chefe não confronta sempre seus superiores, mas nos defende em situações graves (3 pontos)
    c. Meu chefe nunca me defendeu ou defendeu um funcionário (0 ponto)

  • 4°) Meu chefe me vê como um grande colaborador e como uma parte importante do sucesso da nossa equipe – e ele me fala isso.

    a. Verdade. Meu chefe é bom em reconhecer e entender as pessoas (5 pontos)
    b. Mais ou menos. Meu chefe é bem econômico nos elogios e é por isso que damos tanta importância quando ele os faz (3 pontos)
    c. Eu nunca vi meu chefe elogiar ou reconhecer uma boa atitude minha ou de qualquer outro integrante da equipe (0 ponto)

  • 5°) Meu chefe é autêntico. Às vezes ele concorda com o seu superior, mas, quando ele discorda, ele emite sua própria opinião – e isso é bom para nossos clientes e para todas as outras pessoas envolvidas com a companhia.

    a. Este é exatamente meu chefe. Ele é conhecido por falar a verdade, mesmo quando tem uma opinião não muito popular (5 pontos)
    b. Meu chefe discorda de seus superiores em raras situações e com pouca ênfase (3 pontos)
    c. Meu chefe não discorda de seus superiores (0 ponto)

  • 6°) Meu chefe enxerga meus colegas e eu como importantes para o sucesso da companhia. Nós conversamos sobre o meu desenvolvimento e ele me dá um direcionamento muito bom.

    a. Isso descreve meu chefe perfeitamente (5 pontos)
    b. Meu chefe não é tão bom no desenvolvimento de pessoas. No meu departamento, tudo se resume a atingir as metas. Nós conversamos mais ou menos uma vez por trimestre sobre cursos de treinamento e outras coisas que eu posso fazer para aprender mais (3 pontos)
    c. Eu nunca tive uma conversa com o meu chefe sobre meu desenvolvimento (0 ponto)

  • 7°) Meu chefe tem confiança em si mesmo o suficiente para confiar em mim e nos meus colegas. Ele também não se estressa ou fica obcecado com pequenas coisas, como se o trabalho foi entregue às 8h30 ou 8h35. Ele foca nos resultados, e não em policiamentos pessoais.

    a. A afirmação é totalmente verdadeira (5 pontos)
    b. Parcialmente verdade. Meu chefe poderia confiar mais em mim, mas eu também não trabalho em um local que se parece com uma prisão (3 pontos)
    c. Completamente falso. Eu entro em pânico quando penso que posso estar cinco minutos atrasado porque meu chefe é neurótico com pequenas coisas (0 ponto)

  • 8°) Meu chefe dá todos os créditos quando a pessoa merece. Quando eu obtenho sucesso no trabalho, ele conta para todo mundo. É o tipo de pessoa que acredita que contratar funcionários inteligentes e deixá-los livres para buscar coisas positivas é o papel natural de qualquer líder.

    a. Sim! (5 pontos)
    b. Às vezes verdadeiro, às vezes não (3 pontos)
    c. Exatamente o contrário: meu chefe fica com todos os créditos pelas minhas ideias e não quer que ninguém de fora da companhia ou do departamento me conheça e saiba das coisas que eu sou capaz de realizar (0 ponto)

  • 9°) Se eu tivesse uma grande oportunidade de carreira fora da companhia, eu falaria com o meu chefe sobre isso. Se fosse uma boa chance, ele me daria total apoio para deixar a empresa, mesmo que ficasse chateado com a minha saída. Ele diria: “Talvez possamos trabalhar juntos de novo – nunca se sabe!”

    a. Eu posso facilmente imaginar essa situação porque meu chefe é um grande mentor (5 pontos)
    b. Se o momento fosse realmente bom, meu chefe me deixaria ir sem questionar. Mas eu também consigo imaginar ele me dizendo para não aceitar o emprego porque minha saída representaria um inconveniente para a empresa (3 pontos)
    c. Eu seria demitido se meu chefe soubesse que eu estou procurando outro emprego (0 ponto)

  • 10°) Eu sei que meu chefe guardaria segredo se eu contasse a ele algo pessoal e confidencial.

    a. Sim, e eu guardaria o segredo dele também (5 pontos)
    b. Eu não me arriscaria a fazer isso (3 pontos)
    c. Eu seria louco se contasse um segredo ao meu chefe. Ele falaria para toda a sua rede de contatos e para as redes sociais em um minuto (0 ponto)

  • Agora veja o resultado do seu quiz. Some os pontos acumulados e descubra qual tipo de chefe você tem:

    De 41 a 50 pontos: você trabalha para um líder! Vá em frente e diga isso a ele! Reconhecimento nunca é demais.

    De 32 a 40 pontos: seu chefe é um ser humano e não consegue manter sempre o status de “grande líder”. Reforce seus pontos positivos quando ele agir como um e veja sua evolução em 2017!

    De 23 a 31 pontos: seu chefe está tentando encontrar o caminho para tornar-se um líder. Cuidado com suas atitudes, mas reconheça suas conquistas e esforços nessa empreitada – e diga isso a ele.

    De 14 a 22 pontos: você precisa perguntar para si mesmo se ele é a pessoa certa para te liderar em 2017. Você merece trabalhar para alguém que já descobriu que para atingir o sucesso, é necessário ter uma boa equipe.

    13 pontos ou menos: você precisa de um novo chefe. A pessoa para quem você está trabalhando não merece seu talento. Fique atento!

1°) O seu chefe lhe dedica tempo e atenção quando você precisa e o conhece bem o suficiente para saber quando você necessita de apoio ou conselhos.

a. Este é, definitivamente, o meu chefe (5 pontos)
b. Meu chefe não me conhece direito, nem me dá muita atenção ou tempo (3 pontos)
c. Eu não tenho o tempo e nem a atenção do meu chefe, a não ser que ele precise de algo ou esteja decepcionado comigo (0 ponto)

Comentários
Topo