Carreira

10 bons motivos para deixar seu emprego – mesmo sem ter arrumado outro

É muito comum escutarmos que não devemos sair dos nossos empregos sem termos arrumado outro. É um conselho sensato, que a maioria das pessoas tentar seguir. Às vezes, tentamos cumpri-lo tão arduamente que acabamos doentes. Outras vezes, sabemos das nossas deficiências para conseguir outra coisa naquele momento.

VEJA TAMBÉM: A verdadeira razão que faz bons funcionários se demitirem

É difícil ir atrás de um emprego novo quando estamos cansados e desencorajados. Às vezes, é melhor sair do trabalho atual enquanto ainda estamos em condições adequadas para procurar outro.

Quando a busca por um emprego se torna o seu emprego, você tem mais tempo para pesquisar empregadores em potencial, interagir com novos e antigos amigos e estudar o mercado de trabalho.

LEIA MAIS: 5 piores coisas que você pode dizer em uma entrevista de emprego

Mesmo que seja mais difícil ser contratado quando se está desempregado, podemos chegar a um ponto em que fica impossível forçar o corpo a ir para um indesejado local de trabalho. Muita gente já viveu uma situação parecida.

Veja, na galeria de fotos, 10 bons motivos para deixar seu trabalho – mesmo sem ter conseguido um novo.

  • 1. Se o seu emprego atual é física ou emocionalmente perigoso, você tem de sair. Com ou sem uma indenização, há momentos em que precisamos ser destemidos.

  • 2. Se o seu trabalho atual é nocivo para você, talvez seja hora de conseguir uma licença médica com base no estresse ou outra condição que seja derivada deste ambiente e que esteja afetando a sua saúde. Se seu trabalho te deixa doente, você tem de sair.

  • 3. Se você tem um amigo ou parente que pode te conseguir um emprego enquanto você prepara seu próximo passo, aproveite a oportunidade. Talvez você não tenha outro trabalho que seja exatamente o que você imagina, mas ele pode lhe garantir uma renda e um lugar para ir durante o dia – essas são duas questões importantes em uma situação como essa.

  • 4. Se você já sabe que pode ter um trabalho temporário ou atuar como um consultor, saia do seu emprego tóxico e invista nisso. Qualquer renda que você conseguir é melhor do que não receber nada. Trabalhos temporários vão te fornecer estrutura e clareza enquanto você planeja sua próxima aventura.

  • 5. Se você sabe que não terá tempo, foco e paz para se dedicar a uma busca por um emprego produtivo enquanto está preso em seu trabalho atual, você precisa pedir demissão. Talvez tenha que cortar gastos ou conseguir um trabalho para suas necessidades básicas, mas você não pode ficar rodando em círculos para sempre.

  • 6. Se você consegue juntar vários fluxos de renda para pagar suas contas enquanto procura um novo emprego, está na hora de largar o seu emprego atual. Você pode, por exemplo, trabalhar meio-período ou vender alguns itens na internet para pagar suas contas no começo. Quando precisa sair de uma situação profissional ruim, as pessoas rapidamente encontram alternativas criativas.

  • 7. Se você é frequentemente abordado por headhunters que te apresentam oportunidades de emprego, mas está estressado e distraído demais para prestar atenção neles, deixe seu trabalho e se dedique integralmente a sua busca. É impressionante como pode ser empoderador correr riscos como largar seu cargo sem ter um outro em mãos. Muitas coisas na vida são assustadoras durante a primeira vez em que tentamos. Depois, crescemos e aprendemos que, quanto mais nos desafiamos, mais fortes nos tornamos.

  • 8. Quando você não consegue conciliar seus próprios valores com a cultura e liderança da empresa para a qual trabalha, talvez tenha de sair antes de ter um outro emprego a sua espera. Talvez também seja hora de ir embora quando seu chefe insistir que você faça ou diga algo que, por questões éticas, você não quer fazer ou dizer.

  • 9. Se você chegar ao ponto de torcer para ficar doente para não ter de ir trabalhar, está na hora de sair – imediatamente. Neste caso, vai ser difícil ou impossível organizar uma busca de emprego, conduzi-la enquanto você ainda vai ao trabalho todos os dias e ter um bom resultado. Você está sendo empurrado pela mãe natureza para fazer dessa procura sua maior prioridade.

  • 10. Quando seu corpo se rebela e te diz para parar, você deve escutá-lo. O desemprego não é um piquenique e uma procura por emprego pode ser um grande teste, mas, se você confiar em si mesmo, vai sair dessa situação difícil e encontrar um lugar melhor.

    Deixar o seu trabalho sem saber qual será o próximo, não deve fazer você se sentir fracassado ou um desistente. Você triunfou em uma situação ruim. É algo para se orgulhar. Você será poderoso enquanto lembrar que tem escolhas.

    Um dos seus maiores poderes é a habilidade de abandonar uma situação que se tornou insustentável. Ninguém pode fazê-lo ficar em um ambiente de trabalho que não merece você.

1. Se o seu emprego atual é física ou emocionalmente perigoso, você tem de sair. Com ou sem uma indenização, há momentos em que precisamos ser destemidos.

Comentários
Topo