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Cientista explica 4 maneiras de perder peso sem dieta

A melhor dieta pode ser aquela que você não sabe que está fazendo. Mudar apenas um hábito no seu estilo de vida em vez de sofrer para suportar uma dieta tradicional pode resultar na perda de 1 quilo ou mais por mês. Parece fácil, e de fato é. De acordo com o Dr. Brian Wansink, psicólogo de comportamento do consumidor e professor de marketing da Cornell University, é possível acabar com a prática da dieta por meio do que ele chama de “alimentação despreocupada”.

Wansink integra um time cada vez maior de acadêmicos, pesquisadores, cientistas sociais e físicos que apoiam a “teoria das pequenas mudanças” como método para perder peso e lutar contra a obesidade.

“As pessoas acima do peso normalmente acreditam que estão em uma situação sem solução e, por isso, desistem”, explica o pesquisador. “O que nós percebemos com muita frequência é que implementar pequenas mudanças – como usar um prato menor – leva a uma pequena perda de peso, e isso acaba funcionando como um gatilho para novas mudanças. Em um ano, é possível perder 15 quilos sem nem fazer dieta. Este é o nosso objetivo.”

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Wansink criou o termo “alimentação despreocupada” em seu bestseller de 2006, “Mindless Eating: Why We Eat More Than We Think” (ainda sem tradução para o português). Agora, ele aplica os valores da “alimentação despreocupada” à perda de peso, argumentando que pequenas mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares podem ser tão simples que você não precisa pensar sobre elas para que sejam implementadas. O melhor de tudo: a alimentação despreocupada faz com que não seja necessário ter força de vontade.

“É muito mais fácil utilizar este método do que contar com a força de vontade”, diz Wansink. “Você faz uma mudança e pronto. A força de vontade é um trabalho interminável, 24 horas por dia, sete dias por semana.”

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Veja, na galeria de fotos, quatro mudanças de estilo de vida essenciais para quem quer perder peso segundo o especialista:

  • Certifique-se de que a única coisa sobre a bancada da cozinha seja uma fruteira

    Um dos estudos recentes de Wansink mostrou que mulheres que deixavam pacotes de salgadinho visíveis na cozinha pesavam cerca de 3 quilos a mais do as outras. Mulheres que tinham caixas de cereal sobre a bancada pesavam quase 10 quilos a mais. As que mantinham uma fruteira visível, no entanto, pesavam mais de 3 quilos a menos do que as que não mantinham.

  • Em restaurantes, peça meias porções e use a “regra de dois”

    Para os que vão muito a restaurantes, Wansink diz: “Use a “regra de dois”: peça um prato principal razoável e escolha um ou dois outros itens. Pode ser uma entrada e uma taça de vinho, uma cesta de pães e uma sobremesa, dois acompanhamentos etc. Isso fará com que você escolha os dois itens que você mais quer sem se sentir privado de comer.” A aplicação deste método resulta no consumo de 21% a 23% menos calorias, segundo os estudos do professor.

  • No supermercado, encha a parte da frente de seu carrinho de frutas e verduras

    É a teoria de “nós comemos o que vemos” em ação. Além disso, faça compras mascando chiclete. Consumidores que mantêm a boca ocupada (com gomas de mascar sem açúcar) enquanto fazem compras levam 7% menos comidas não saudáveis para casa, descobriram Wansink e seus colegas em outro

  • Se você trabalha fora de casa, comprometa-se a não comer na sua mesa

    Estimule o seu local de trabalho a oferecer opções saudáveis e frutas na cozinha ou no refeitório. Além disso, pague pelo que você comprar em dinheiro. Wansink diz que as pessoas que pagam em dinheiro compram menos refrigerantes e sobremesas.

Certifique-se de que a única coisa sobre a bancada da cozinha seja uma fruteira

Um dos estudos recentes de Wansink mostrou que mulheres que deixavam pacotes de salgadinho visíveis na cozinha pesavam cerca de 3 quilos a mais do as outras. Mulheres que tinham caixas de cereal sobre a bancada pesavam quase 10 quilos a mais. As que mantinham uma fruteira visível, no entanto, pesavam mais de 3 quilos a menos do que as que não mantinham.

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