Carreira

10 bons motivos para mentir para seu chefe

Muitos profissionais, mesmo em altos cargos, sentem-se inseguros em relação ao restante da equipe. Eles costumam ficar extremamente preocupados com a hierarquia da empresa e com o que os outros funcionários pensam do trabalho deles.

LEIA TAMBÉM: 10 coisas para nunca dizer a um chefe inseguro

Se o seu chefe possui essas características, provavelmente faz muitas perguntas a você – seja sobre seus planos de carreira, seja sobre o comportamento dos outros funcionários.

Em situações como essa, a melhor atitude é omitir sua opinião ou até mentir para o seu superior.

Veja 10 bons motivos para mentir para seu chefe:

  • 1. Críticas de superiores

    Não conte ao seu chefe caso tenha ouvido, sem querer, alguma crítica de um superior dele. Receber esse tipo de notícia poderá apenas deixá-lo chateado e você não quer ser o mensageiro de algo tão negativo.

  • 2. Assuntos não relacionados ao trabalho

    Você não deve ao seu chefe nenhuma informação sobre suas crenças políticas e religiosas, não importa quantas vezes ele pergunte. Você pode dizer que não se interessa por esse tipo de coisa ou que gosta de manter esse assunto fora do ambiente profissional caso não queira dividir suas opiniões.

  • 3. Comportamento dos colegas

    Se o seu chefe perguntar a você se outros funcionários estão se dedicando pouco, você não precisa dar uma opinião ou compartilhar qualquer impressão sobre os hábitos de trabalho deles. Você pode dizer que estão indo bem, mas que seu chefe devia falar com eles sobre o assunto. Não se torne o espião ou o informante do seu superior.

  • 4. Funcionários em busca de outros empregos

    Se o seu chefe perguntar se existe alguém em seu departamento que está buscando outro trabalho, sua resposta deve ser: “Não que eu saiba, mas eu não presto atenção”. Mesmo que todos do seu setor estejam procurando novas oportunidades, essa não é a maneira correta de seu chefe saber disso. Deixe que ele se posicione e pergunte à equipe diretamente sobre o que eles acham do ambiente de trabalho na sua empresa.

  • 5. O que os outros funcionários pensam

    Não diga a verdade se o seu chefe perguntar se alguém na empresa ainda está bravo com ele por algo relacionado ao trabalho. Você pode dizer que não sabe e que ele deveria perguntar diretamente ao funcionário, ainda que tenha presenciado suas críticas ao chefe nos últimos tempos. Não é apropriado seu superior questioná-lo sobre o que as outras pessoas pensam.

  • 6. Conversar sobre um possível aumento apenas para mantê-lo no emprego

    Se você está no meio de uma busca por outro emprego (de forma confidencial) e seu chefe pergunta se você ficaria feliz em continuar na empresa se recebesse um aumento, a única resposta possível é que você gostaria muito. Essa é outra pergunta inapropriada. Se ele quer que você continue na equipe por um certo tempo, ele deveria oferecer um contrato garantindo isso.

  • 7. Problemas de outros departamentos

    Não conte para o seu chefe os rumores que você ouve sobre mudanças na empresa ou problemas de outros departamentos, não importa o quanto ele insista.

  • 8. Planos de carreira a longo prazo

    Você não deve ao seu chefe nenhuma informação sobre seus planos de carreira a longo prazo – a menos que você decida compartilhar isso. Quando ele perguntar a você o que deseja fazer na empresa nos próximos anos, dê uma resposta genérica, como “eu ainda estou descobrindo”, caso não consiga dizer seguramente “na realidade, eu quero ter minha própria empresa dentro de 24 meses”.

  • 9. Feedbacks

    Não diga ao seu chefe o que você pensa sobre as habilidades de liderança dele a menos que tenha total confiança de que ele irá respeitar seu feedback e entender que foi algo para o bem dele. Esse é um acontecimento raro, por causa das relações desiguais de poder incorporadas na estrutura hierárquica. É por isso que tantos trabalhadores guardam suas opiniões para si mesmos.

  • 10. Trabalhos no final de semana

    Por fim, quando seu chefe perguntar se você tem um compromisso inadiável no final de semana porque ele precisa que resolva uma crise, você não é obrigado a dizer que está livre. Uma possibilidade é afirmar que sente muito, que não poderá trabalhar, mas que pode lidar com o problema na segunda-feira.

1. Críticas de superiores

Não conte ao seu chefe caso tenha ouvido, sem querer, alguma crítica de um superior dele. Receber esse tipo de notícia poderá apenas deixá-lo chateado e você não quer ser o mensageiro de algo tão negativo.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).

Comentários
Topo