Carreira

10 sinais de que a empresa gostou de você, mas vai contratar outra pessoa

Imagine a seguinte situação: você vai a um evento da sua área, conhece o gerente de recursos humanos de uma grande empresa e se apresenta. Ele marca uma entrevista com você. Tudo parece estar dando certo.

LEIA MAIS: 5 piores coisas que você pode dizer em uma entrevista de emprego

Entretanto, três meses depois, você ainda não recebeu uma oferta de trabalho. Ele liga e manda mensagens frequentemente, perguntando sua opinião sobre questões da empresa. Você, então, começa a questionar a situação, já que não quer perder a oportunidade, mas também está cansado de gastar seu tempo. Deixe que ele saiba que você compreende se a hora não for essa ou se você não for a pessoa certa para o trabalho – mas é preciso deixar claro que você não pode se prender a uma oportunidade que nunca surge.

Muitos candidatos passam meses sendo entrevistados para um trabalho que têm a certeza que irá se concretizar. O gerente de recursos humanos e outros funcionários da empresa sabem dizer as coisas certas: que gostam deles e que estão preparando a oferta. Entretanto, ela nunca fica pronta e eles sempre arrumam uma desculpa.

VEJA TAMBÉM: 5 coisas para se lembrar quando você ficar com medo de uma entrevista de emprego

As empresas que gostam do seu trabalho e admiram a sua inteligência farão o que for necessário para ter você com elas. Logo, não dê conselhos de graça. Infelizmente, algumas empresas conduzem processos seletivos por meses sem a intenção de realmente contratar alguém. Desde que isso não custe nada para elas, nada vai impedi-las de usufruir do seu tempo e do seu conhecimento.

Veja 10 sinais de que os empregadores gostaram de você, mas não irão contratá-lo:

  • 1. Não o apresentam como um futuro funcionário

    Quando você visita uma unidade da empresa e conhece pessoas novas é apresentado como um sócio ou como alguém que eles já conhecem há um tempo – em vez de ser apresentado como o novo diretor de marketing, por exemplo, que, em breve, fará parte do time. Essa é uma prova de que seus conselhos estão sendo aproveitados de graça.

  • 2. Inventam desculpas para justificar a demora na contratação

    Toda vez que você pergunta sobre o status da sua oferta de trabalho, uma desculpa diferente é apresentada. Primeiro, dizem que o vice-presidente de finanças não está no escritório e não pode aprovar o seu salário. Depois, alegam que não conseguiram entrar em contato com suas referências. Sempre existirão desculpas enquanto você oferecer consultoria de graça.

  • 3. Dizem que gostam de você sem contratá-lo

    Eles dirão que gostam de você, porque realmente gostam de falar com você. Sempre que disserem isso, tenha em mente que o objetivo é que você fique por perto e espere pela oferta de emprego que talvez nunca chegue. Gerentes justos não falam que gostam de você porque isso não é necessário. Eles simplesmente entregam uma oferta.

  • 4. Utilizam suas ideias e não pagam por isso

    Talvez eles gostem de você mas não queiram pagar o seu salário. Descobriram que você tem três ou quatro boas ideias e que podem consegui-las por muito menos – o que significa contratar alguém com menos experiência para o cargo e usar suas sugestões. Seja específico e questione quais são os próximos passos no processo e estabeleça um prazo. Diga também que você tem interesse no trabalho, mas apenas se for algo imediato. Se quem for contratar você não entender a mensagem, se afaste.

  • 5. Querem saber detalhes das suas ideias

    Como dito acima, um determinado funcionário da empresa pode gostar muito de falar com você, mas tem a intenção de contratar alguém com menos experiente e, portanto, mais flexível. Esse plano ficará claro quando pedirem que você explique passo a passo alguma iniciativa de sua carreira – como a criação de um plano de marketing ou a implementação de uma ação para redução de custos. Eles podem fazer anotações do que você disser e passar tudo para uma pessoa contratada no seu lugar por um salário menor.

  • 6. Lidam com outras pessoas da mesma forma

    Às vezes, seu futuro empregador disfarçado já sabe exatamente quem quer contratar e está lidando com ele – e com você – da mesma maneira. Ele identificou a pessoa, mas não a contrata imediatamente até que consiga explorar ao máximo suas especialidades. Se você escutasse que a vaga foi preenchida, provavelmente pararia de fornecer conselhos gratuitos – o que atrapalharia os planos dele.

  • 7. Acreditam que a falta de um salário não seja um problema

    Muitas vezes, o empregador se convence de que você está tirando dessa relação de consultoria não remunerada o mesmo que ele. Se ele já disse que tem muitos contatos e que poderia compartilhá-los com você, é bem possível que esteja pensando que sua compensação para o projeto será na forma de uma ou duas recomendações de pessoas que ele conhece.

  • 8. Ficam nervosos quando encontram com você pessoalmente

    Se você prestar atenção, vai conseguir perceber um certo incômodo de seu futuro “empregador”, especialmente quando vocês se encontram pessoalmente. Ele sabe que você ficará por perto esperando pela oferta de emprego fantasma. Se ele demonstrar alguma tensão ou urgência quando vocês estão juntos, aproveite-se disso. Essa é a hora: questione sobre o que você precisa fazer para tornar a sua contratação uma realidade.

  • 9. Outros funcionários não comentam sobre a sua futura contratação

    Quando você interage por email ou telefone com as outras pessoas da empresa percebe que elas não perguntam quando você irá começar. Isso significa que elas não o encaram como um futuro colega.

  • 10. Você sentirá que está perdendo tempo

    Seu instinto é o seu melhor guia. Quando algo em você diz que as pessoas não estão sendo verdadeiras e que você está desperdiçando seu tempo, acredite.

1. Não o apresentam como um futuro funcionário

Quando você visita uma unidade da empresa e conhece pessoas novas é apresentado como um sócio ou como alguém que eles já conhecem há um tempo – em vez de ser apresentado como o novo diretor de marketing, por exemplo, que, em breve, fará parte do time. Essa é uma prova de que seus conselhos estão sendo aproveitados de graça.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).

Comentários
Topo