Como manter a forma em Florença e Roma

Ao pensar na cozinha italiana, “leve” com certeza não é a primeira palavra que vem à mente. Massas caseiras, com muitos carboidratos e lactose, são irresistíveis; rodas de queijos belamente envelhecidos parecem chamar seu nome; indulgências açucaradas como tiramisu e gelato não ajudam, exatamente, na manutenção da cintura. Mas, e se existisse um jeito de aproveitar todas essas delícias sem se preocupar em ganhar muito peso?

VEJA TAMBÉM: Alimentação saudável pode reduzir em 24% o risco de declínio cognitivo

Moderar o consumo desses alimentos é a solução, evidentemente, mas autocontrole pode ser algo difícil de manter durante uma viagem, por isso Lydia e Irene Rocco Forte compartilharam seus lugares preferidos para experimentar a cozinha italiana de forma saudável e deliciosa.

Filhas do hoteleiro Sir Rocco Forte, fundador da famosa rede de hotéis de luxo, Lydia e Irene, fortemente envolvidas no negócio da família, ganharam a missão de oferecer elementos mais saudáveis no portfólio da empresa. Lydia trabalha como gerente de desenvolvimento do bar e restaurante, lidando com toda a programação de bebidas e comida para os hóteis Rocco Forte, enquanto Irene é a gerente da marca, responsável por conduzir o treinamento e desenvolvimento para as propriedades – ela acabou de introduzir um programa de spa e bem-estar e lançou também uma nova linha de beleza orgânica (Forte Organics).

Graduadas em Oxford, ambas, devido aos seus interesses e especialidades, são ótimas fontes de onde achar algo saudável para comer na Itália se você está procurando por algo leve depois de comer muito macarrão a bolognesa e cacio e pepe, se segue dietas vegetarianas e sem glúten ou se apenas quer se sentir um pouco menos culpado comendo um croissant sem manteiga.

Veja, a seguir, as 10 sugestões de restaurantes em Florença e Roma das irmãs Rocco Forte:

Florença

  • Florença

  • “O Brac é um excelente restaurante vegetariano tanto para o almoço quanto para o jantar. Os clientes podem jantar na parte de dentro, na biblioteca (que também é livraria e galeria de arte), ou ao ar livre, no pátio. Eles têm uma boa seleção de saladas e sucos, a lasanha vegana é deliciosa e também fazem seitan caseiro.”

  • “A Pasticceria Gualtieri é, com certeza, nosso ponto favorito para doces e lanches saudáveis. Ela vende sobremesas veganas e croissants sem manteiga deliciosos. É também uma ótima opção para um café rápido – tem até leites vegetais, como soja e aveia.”

  • “O restaurante Io Osteria Personale é parada obrigatória em Florença. Tem muitas opções de pratos leves, como melão grelhado com prosciutto crocante e camarão-vermelho com molho de pepino e iogurte.”

  • “Nós adoramos também a atmosfera acolhedora do Cuculia, que parece mais uma livraria. Eles têm pratos veganos e vegetarianos muito criativos e todos são lindamente apresentados. Há diversos pratos sazonais disponíveis, como nhoque de beterraba roxa com maçã e nozes e tagliatelle de romã com molho de limão e tomilho. A lista de vinhos orgânicos e biodinâmicos é muito boa também.”

  • “O Ristorante Quinoa tem um cardápio cem por cento sem glúten. Ele oferece um ambiente casual ao ar livre, o que o torna o lugar perfeito para um almoço saudável. Possui uma variedade de pratos de vegetais e quinoa, mas o ceviche é delicioso…”

  • “Nós reinauguramos o Irene no Hotel Savoy em 2015. O conceito é uma versão mais leve e focada em vegetais da cozinha toscana. É realmente um dos nossos restaurantes preferidos em Florença. O terraço na Praça da República com vista do famoso carrossel é acolhedor. Além dos pratos mais leves, também oferecemos opções sem glúten para quem tem alergia.”

  • Roma

  • “O Sans de Blé é um dos nossos lugares preferidos em Roma para sobremesas e lanches sem glúten. A torta de maçã e muffins são divinos, e a pizza também é ótima.”

  • “A Fatamorgana é uma sorveteria saudável muito popular em Roma. Serve gelato sem glúten, o que é difícil de encontrar na cidade. Recomendamos o local até mesmo para quem não tem restrição alimentar, pois é tão bom quanto o gelato comum e não possui os ingredientes não-saudáveis (como corantes e conservantes) que outras fabricantes usam.”

  • “O Molo 10 é um dos nossos restaurantes preferidos de frutos do mar. Gostamos dele por causa das refeições mais leves. O polvo e moluscos salteados são pratos deliciosos.”

  • “O nosso restaurante Le Jardin de Russie, comandado pelo chef com estrelas Michelin Fulvio Pierangeli, possui uma abundância de pratos leves inspirados em ingredientes mediterrâneos como polvo, choco, cacciuco e lula, lagostim, e uma espécie de camarão servido com sal-rosa do Himalaia. Nossos pratos preferidos são os deliciosos hambúrgueres de lentilha com ervas do mediterrâneo ou quinoa com curcuma, açafrão, vegetais e pesto de amêndoa. Muito saboroso e incrivelmente saudável!”

Florença

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).