Carreira

Trabalho remoto: 5 dicas para equilibrar vida pessoal e profissional

Até 2020, grande parte da população vai trabalhar remotamente. Para os millennials, a habilidade de realizar suas obrigações profissionais a distância não é apenas um diferencial – no caso de muitos deles, é uma exigência.

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Segundo um recente estudo feito pela Fidelity, empresa especializada em pesquisas sobre o mercado de trabalho, a maioria dos millennials aceitaria uma redução de salário em troca de tarefas com um propósito maior e de conseguir um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Os profissionais da geração Y querem acordar em um lugar bonito do mundo e ter um local para executar seu trabalho ao mesmo tempo em que alimentam seus interesses criativos e paixões.

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É por isso que Gabrielle Bonneville, cofundadora do Momentom Collective, uma rede global de empreendedores e artistas que vivem e trabalham em locais exóticos como Bali, Guatemala e Nicarágua, ganhou relevância internacional rapidamente. A Momentom Collective acredita que a chave para o sucesso profissional e pessoal é o equilíbrio.

Veja, na galeria abaixo, 5 dicas da especialista para alcançar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional quando se trabalha remotamente:

  • 1. Explore sua criatividade para ter inspiração no trabalho

    Sete em cada dez millennials sentem que não estão engajados em seus trabalhos. Muitos acham que atingiram um determinado patamar em seus negócios e existe uma barreira que impede um melhor desempenho. Se você também se sente assim, Gabrielle afirma que a solução para isso é a criatividade. A ciência afirma que ela é uma forte fonte de inspiração.

    “Tente procurar um equilíbrio entre trabalho e criatividade. Uma ideia é reservar um tempo de manhã para meditar ou visualizar onde você queria estar. Passe pelo menos uma hora por dia fazendo algo criativo. Você encontrará muita inspiração para seu trabalho”, afirma Gabrielle.

    Trabalhar a criatividade pode ajudá-lo a ter novas ideias, assim como enxergar as coisas de uma perspectiva expandida. Essas são habilidades profissionais valiosas.

  • 2. Pratique mindfulness

    Seu trabalho pode criar uma quantidade indevida de estresse e ansiedade, então é importante praticar alguma atividade para compensar esses efeitos. Gabrielle recomenda ioga, que pode ajudar a aliviar o estresse e cultivar a serenidade. “A ioga permite que você acesse sua mente e o potencial dela”, afirma a especialista. Procure uma atividade que, ao mesmo tempo, acalme e aguce sua mente para complementar seu trabalho.

  • 3. Coworking

    Segundo psicólogos, um dos maiores fatores de risco para a depressão é a solidão. Infelizmente, para muitos de nós, a rotina não prioriza nossa interação social e o contato que temos cara a cara com amigos é mínimo. Estudos mostram que a utilização da mídia social tem um efeito oposto ao desejado, fazendo com que as pessoas se sintam ainda mais isoladas.

    Na atual era digital, é fundamental estabelecer um tempo para os amigos que ultrapasse a tela. Estruture sua vida de tal forma que essa relação com eles seja construída. O modelo de trabalho de coworking permite que as pessoas compartilhem um espaço sem, necessariamente, trabalhar na mesma empresa. Tente essa estratégia para promover um contato maior com outras pessoas.

  • 4. Faça dos exercícios um hábito

    Exercitar-se diariamente pode oferecer inúmeros benefícios mentais (além de físicos), incluindo uma melhora no foco, na memória, na flexibilidade cognitiva e na performance acadêmica. Esses aperfeiçoamentos contribuem para o trabalho.

  • 5. Tire vantagem das viagens ao redor do mundo

    Tem um motivo pelo qual o Momentom Collective escolheu Guatemala, Nicarágua e Bali como destinos para os funcionários. Esses lugares oferecem uma maneira de entrar em contato com a natureza e a experiência da diversidade cultural mundial.

    Conhecer novas partes do mundo pode contribuir para a vida com experiências mais ricas capazes de aumentar o potencial do trabalho. Do mesmo modo, aprender coisas novas pode agitar uma antiga rotina. “Você precisa ter um descanso do seu ambiente do dia a dia”, afirma Gabrielle.

1. Explore sua criatividade para ter inspiração no trabalho

Sete em cada dez millennials sentem que não estão engajados em seus trabalhos. Muitos acham que atingiram um determinado patamar em seus negócios e existe uma barreira que impede um melhor desempenho. Se você também se sente assim, Gabrielle afirma que a solução para isso é a criatividade. A ciência afirma que ela é uma forte fonte de inspiração.

“Tente procurar um equilíbrio entre trabalho e criatividade. Uma ideia é reservar um tempo de manhã para meditar ou visualizar onde você queria estar. Passe pelo menos uma hora por dia fazendo algo criativo. Você encontrará muita inspiração para seu trabalho”, afirma Gabrielle.

Trabalhar a criatividade pode ajudá-lo a ter novas ideias, assim como enxergar as coisas de uma perspectiva expandida. Essas são habilidades profissionais valiosas.

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