Fotos

11 indústrias que têm tudo para se tornar digitais

Nos últimos anos, um grande número de indústrias foi permanentemente transformado pela tecnologia. Há pouco tempo, por exemplo, ainda era necessário discar um número de telefone para solicitar um serviço de carro, estabelecer pontos de encontros e esperar que o motorista chegasse a tempo. Agora, por meio de revolucionárias plataformas como o Uber, a indústria de transporte urbano e corridas compartilhadas se transformou em uma prática experiência sob demanda, alavancada pela capacidade do GPS nos smartphones.

LEIA MAIS: Novas tecnologias transformam as operações tributárias nas empresas

Os profissionais de hoje que pensam fora da caixa estão sempre em busca da próxima tendência, especulando e participando dos impactos tecnológicos. FORBES pediu a opinião de integrantes do Forbes Agency Council (comunidade de executivos bem-sucedidos em relações públicas, estratégias de mídias e publicidade) sobre quais indústrias serão as próximas a inovar.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 11 indústrias que têm tudo para se tornar digitais:

  • 1) Reconhecimento de imagem
    Assim que o blockchain remover todos os intermediários, reduzir custos e prometer transparência, a tecnologia de reconhecimento de imagem será uma das maiores mudanças. Imagine um mundo onde você escaneia pessoas durante uma conferência e o seu celular abre os perfis delas no LinkedIn. Ou onde você escaneia seu primo ou uma foto qualquer de celebridade e descobre onde eles compraram suas roupas. Ou um prato em um restaurante e é informado sobre quantas calorias ele tem. – Susan Akbarpour, MAVATAR TECHNOLOGIES INC.

  • 2) Realidade virtual
    A tecnologia parece ainda distante e, de fato, não está tão perto assim. Acredita-se que, com todos os investimentos e pesquisas que estamos observando nessa área, vamos experimentar um grande avanço que nos levará a questionar como vivemos tanto tempo sem essa tecnologia à disposição. De tours virtuais a conferências, a realidade virtual já está no caminho de fazer uma grande inovação. – Ricardo Casas, Fahrenheit Marketing

  • 3) Serviços profissionais
    Os setores jurídicos e contábeis estão sofrendo grandes mudanças graças à inteligência artificial e ao blockchain. Essa tendência não só vai continuar como vai ganhar escala. Da mesma forma que deixamos de contratar agentes de viagens para comprá-las pelo computador, a tecnologia vai romper barreiras em serviços tradicionais à medida que as máquinas fizerem o mesmo trabalho que os seres humanos. A melhor coisa que as empresas podem fazer é ajustar-se para funções mais consultivas. – Randy Shattuck, The Shattuck Group.

  • 4) Suprimentos
    A compra de suprimentos de forma convencional já é coisa do passado. E, à medida que novas tecnologias impulsionam as transformações ao longo de toda a empresa, o papel de compras é cada vez mais crucial para os negócios. As tecnologias que propõem um abastecimento ágil estão abrindo caminho para maior transparência e fornecendo acesso a dados inestimáveis e ​​necessários para a tomada das decisões empresariais. – Michaela Dempsey, Scout RFP

  • 5) Blockchain
    O blockchain vai, provavelmente, transformar a internet mais do que as pessoas imaginam. Por meio dela, a transferência de dados é mais eficiente e transparente, fator importante para a era do big data. Além de perspectivas financeiras, a tecnologia pode nos levar a um ecossistema descentralizado de internet e outro que possibilite compartilhamentos ponto-a-ponto, sem intermediários. – Kristopher Jones, LSEO.com

  • 6) Realidade aumentada
    A realidade aumentada será a ponte entre o mundo físico e o digital, especialmente para marcas de varejo que querem manter as locações existentes. Ela permitirá que o conteúdo digital ajude tanto as vendas online quanto nas lojas. Os consumidores terão vivência por meio de conhecimento digital e por vídeo, que irão adicionar a experiência tecnológica ao mundo real. – Dan Golden, Be Found Online.

  • 7) Marketing experimental
    Todos estão falando sobre dados segmentados e estratégias de marketing hiper direcionadas, mas também estamos observando um grande crescimento, no ambiente online, do marketing experimental. Marcas que planejam um evento ou experiência para os consumidores, geralmente sem a obrigação de comprar nada, fazem sucesso na internet porque dão uma história interessante para as pessoas compartilharem com seus seguidores nas mídias sociais. – Jessica Gonzalez, InCharged

  • 8) Sistema de saúde
    Apesar de fortemente regulamentada, a indústria da saúde deve ser o próximo grande disruptor do mundo digital. A tecnologia é uma ferramenta que possibilita melhor experiência dos consumidores e, neste caso específico, é a dor que está em jogo. A criação de soluções digitais que melhorem o contato com os clientes, ajudando com seus problemas, acontecerá logo. – Jeff Grover, BestCompany.com

  • 9) Manufatura
    Se existe algo que pode realmente quebrar barreiras no espaço digital, é a manufatura. A extensão do papel que os fabricantes decidirem ter nesse cenário determinará o tamanho do nosso universo digital, com dispositivos inteligentes e a internet das coisas. À medida que isso se expandir, será necessário pensar em como cuidaremos dos nossos dados, mas são os fabricantes que precisam estabelecer esses limites agora. – Sarah Mannone, Trekk.

  • 10) Seguros
    Estamos observando startups, como a Insurify, usar robôs nos chats do Facebook para conseguir novos clientes, enquanto o app Lemonade consegue informações de seguro de locatários em minutos. Do gerenciamento de sinistros e reivindicações fraudulentas (que custam à indústria mais de US$ 40 bilhões por ano) a suporte ao cliente e marketing, a inteligência artificial vai mudar a forma como essas empresas fazem negócio. – Loren Baker, Foundation Digital.

  • 11) Inteligência artificial
    A inteligência artificial será o próximo movimento disruptivo no espaço digital. Aliás, já está tendo um impacto na medida em que possibilita mais experiências de interação com o consumidor, criando um diálogo e estabelecendo conexões. A tecnologia também está mudando as propagandas digitais ao entregar anúncios mais personalizados para clientes no lugar e na hora certa dessas experiências. – Elyse Flynn Meyer, Prism Global Marketing Solutions.

1) Reconhecimento de imagem
Assim que o blockchain remover todos os intermediários, reduzir custos e prometer transparência, a tecnologia de reconhecimento de imagem será uma das maiores mudanças. Imagine um mundo onde você escaneia pessoas durante uma conferência e o seu celular abre os perfis delas no LinkedIn. Ou onde você escaneia seu primo ou uma foto qualquer de celebridade e descobre onde eles compraram suas roupas. Ou um prato em um restaurante e é informado sobre quantas calorias ele tem. – Susan Akbarpour, MAVATAR TECHNOLOGIES INC.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br)

Comentários
Topo