Fotos

12 cenários de filmes para visitar nas férias

O clássico “O Poderoso Chefão”, vencedor de três prêmios Oscar, retrata os conflitos de mafiosos italianos na década de 1940. Muitas cenas do longa foram gravadas na Sicília, onde a bela cidade de Savoca se destaca. Os fãs da trilogia podem visitar o Bar Vitelli, mostrado no filme como o bar do pai de Apollonia, primeira esposa de Michael, e a Igreja de San Nicolò, local do casamento na trama.

VEJA TAMBÉM: “Game of Thrones” impulsiona popularidade de destinos na Europa

Outros cenários incríveis, como os de “Grande Hotel Budapeste” e, até mesmo, lugares místicos como Hogwarts, podem ser o próximo destino de viagem de cinéfilos.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 12 locações de filmes abertas à visitação:

  • 1) “O Poderoso Chefão” – Savoca, Itália

    O filme, dirigido por Francis Coppola, é considerado por muitos críticos um dos melhores de todos os tempos. O chefe da máfia Don Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando, é um personagem icônico do cinema.

    O vilarejo de Savoca foi o local escolhido para a gravação das cenas de Michael Corleone (Al Pacino) após sua fuga. A fachada do Bar Vitelli continua a mesma. Dentro do estabelecimento, há fotos dos atores durantes as filmagens e objetos antigos característicos do século XX.

  • 2) “Indiana Jones e a Última Cruzada” – Petra, Jordânia

    O terceiro filme da franquia, dirigida por Steven Spielberg e estrelada por Harrison Ford, foi filmado em diferentes lugares, mas um dos cenários se destaca. O templo de AL-Khazneh, na cidade histórica de Petra, na Jordânia, foi escolhido para abrigar o Santo Gral, cálice sagrado que teria sido usado por Jesus Cristo na Santa Ceia.

  • 3) “Senhor dos Anéis” – Nova Zelândia

    As incríveis paisagens da Terra Média, mundo fictício criado por J. R. R. Tolkien, da trilogia “Senhor dos Anéis” e de “Hobbit”, ficam na exótica Nova Zelândia. As vistas de tirar o fôlego, como as colinas de Matamata, onde ficaria a Vila de Hobbiton, e as montanhas cobertas de neve em Queenstown, farão a alegria dos fãs da saga.

  • 4) “O Grande Hotel Budapeste” – Görlitz, Alemanha

    Apesar de o título do filme se referir à capital húngara, o local de filmagem é o interior de um mercado em Görlitz, na Alemanha. O luxuoso cenário foi construído em 1913 com o belo estilo arquitetônico Art Nouveau e recebeu a caracterização necessária para virar cenário do longa.

  • 5) “Lara Croft: Tomb Raider” – Siem Reap, Camboja

    As ruínas de Angkor, na pequena cidade de Siem Reap, no Camboja, foram o local de gravação de uma das cenas mais emocionantes do primeiro filme da franquia de games “Tomb Raider”, estrelado por Angelina Jolie, em 2001. Foram filmados diversos templos entre os milhares construídos pelo Império Khmer entre os séculos IX e XV, mas o Ta Prohm é o que mais aparece.

  • 6) “Harry Potter” – Inglaterra

    Hogwarts foi filmada em diferentes locais da Inglaterra. A faculdade de Christ Church e a Catedral de Oxford foram escolhidas pelas escadas de pedra do século XVI e pelo design da sala de jantar, que inspirou o Grande Salão da escola de bruxaria.

    A Catedral de Gloucester foi usada nos primeiros dois filmes para retratar os corredores da instituição, enquanto a Abadia de Lacock foi usada para hospedar algumas das salas de aula.

    Outros locais, como a Biblioteca Bodleiana, da Universidade de Oxford, e quartos antigos da tradicional Escola Harrow, também foram usados para dar vida à ficção.

  • 7) “Jogos Vorazes: Em Chamas” – Atlanta, Georgia

    O Marriot Marquis Hotel, em Atlanta, Georgia, foi usado para gravar as cenas das acomodações e do centro de treinamento dos tributos, no segundo filme da saga. O hotel foi escolhido pelo espaço e elevadores de vidros. Os quartos filmados ficam no 10º andar e um set foi construído na cobertura.

  • 8) “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” – Paris, França

    O Café des 2 Moulins se tornou atração turística após o lançamento do filme francês. O café tem o poster do filme atrás da mesa de Amélie, onde é possível sentar, e um outro no bar. O estabelicimento fica em Montmartre, belo bairro parisiense, além de estar próximo à Sacre Coeur, um dos principais pontos de visitação da cidade.

  • 9) “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” – Tikal, Guatemala

    A base da Aliança Rebelde, em Yavin 4, no primeiro filme original da saga “Star Wars”, fica nas ruínas dos templos maias, no Parque Nacional de Tikal, na Guatemala. O cenário foi escolhido por George Lucas, que viu uma foto do lugar em uma agência de viagens, em Londres.

  • 10) “Os Caça-Fantasmas” – Nova York, Estados Unidos

    A sede dos famosos caça-fantasmas fica no bairro Tribeca, na 14 North Moore Street, esquina com a Varick Street. O quartel de bombeiros Hook & Ladder Company 8, ainda em funcionamento, manteve o logo do filme na entrada e atrai muitos fãs que tiveram a infância marcada pelo longa.

  • 11) “Duro de Matar” – Califórnia, Estados Unidos

    Apesar de estar sob construção na época, o Nakatomi Plaza foi usado na filmagem da maioria dos filmes da saga. O edifício, conhecido como Fox Plaza, na realidade é a sede dos estúdios da Fox em Los Angeles, na Califórnia. O local também aparece em filmes como “Clube da Luta” e “Velocidade Máxima”.

  • 12) “X-Men” – Canadá

    O Castelo Hatley está localizado na British Columbia, uma das províncias do Canadá. O local foi usado para ilustrar o exterior da Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier, dos filmes “X-Men”. Os estúdios da Fox também usaram a Casa Loma, em Toronto, e a Parkwood Estate, em Oshawa, ambas em Ontário, para filmar cenas externas.

1) “O Poderoso Chefão” – Savoca, Itália

O filme, dirigido por Francis Coppola, é considerado por muitos críticos um dos melhores de todos os tempos. O chefe da máfia Don Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando, é um personagem icônico do cinema.

O vilarejo de Savoca foi o local escolhido para a gravação das cenas de Michael Corleone (Al Pacino) após sua fuga. A fachada do Bar Vitelli continua a mesma. Dentro do estabelecimento, há fotos dos atores durantes as filmagens e objetos antigos característicos do século XX.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br)

Comentários
Topo