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Como iniciar um projeto de SEO com pouco dinheiro

Se você está pensando em implementar uma campanha de SEO (otimização para mecanismos de busca, da sigla em inglês) na sua empresa, o dinheiro é, provavelmente, o principal obstáculo. Agências renomadas cobram uma fortuna por mês para gerenciar um trabalho desse tipo e optar por contratar um gerente de período integral ou formar uma equipe especializada pode custar o mesmo.

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Então, é possível iniciar um projeto de SEO sem um investimento significativo? Existem estratégias para dar início à uma campanha de SEO com orçamento limitado, mas dificilmente elas, sozinhas, trarão o resultado que o empreendedor deseja. Para ser bem-sucedido nesse mercado competitivo, é preciso investir muito tempo na qualidade e na frequência do conteúdo publicado.

A empresa precisará ganhar links nos grandes publicadores, além de construir uma audiência fiel em um curto período de tempo. Apesar de ser possível dar esse passo sozinho, é muito mais eficiente contratar um especialista para ajudar, especialmente se a pessoa for nova no mundo da otimização de sites.

Todo o dinheiro investido em SEO, desde que gasto com boas agências e profissionais, trará excelentes retornos.

Veja, na galeria de fotos a seguir, as três principais estruturas do SEO e 8 ações para implementar com pouco investimento:

  • 1) Otimização do site
    A otimização do site garante que as ferramentas de busca indiquem sua página, criando um espaço funcional para os usuários e com conteúdo suficiente para ele seja apresentado para as questões certas. A maioria das técnicas de aperfeiçoamento são mudanças feitas apenas uma vez, com defeitos ocasionais e atualizações no futuro.

  • 2) Produção constante de conteúdo
    A publicação frequente de conteúdo novo aumenta o domínio do site na internet, o que aumenta a sua probabilidade de classificação. Além de fornecer conteúdo mais rico em palavras-chave para que as ferramentas de busca o indiquem e aumentar a chance de ganhar mais links de entrada.

  • 3) Construção de links
    Por fim, é importante passar mais tempo construindo ou ganhando links para seu site. A qualidade e a quantidade deles indicará sua reputação na rede, portanto, esse passo não deve ser negligenciado.

    Essas três estratégias, quando desenvolvidas ao longo do tempo, resultarão em maior autoridade do domínio, o que direciona mais pessoas para o seu website quando a pesquisa for relevante.

  • O que você pode fazer com pouco dinheiro

    1) Escolha uma plataforma que possibilite SEO
    Sites customizados são mais caros, então será necessário usar plataformas grátis ou mais baratas para fazer o design. Felizmente, a maioria delas permite o SEO, oferecendo codificação profissional que as ferramentas de busca indexam facilmente e que possuem guias para te ajudar a montar o site de uma forma que ele seja encontrado. Isso é uma grande ajuda para o início do projeto.

  • 2) Escolha palavras-chave e tópicos fortes
    Em seguida, é preciso pesquisar quais palavras e tópicos serão os principais na otimização do site e do conteúdo. A ferramenta “Keyword Explores”, do site Moz, é relativamente acessível para novatos, com descrições úteis para guiar a busca e as decisões finais. Assim que esse passo for concluído, você pode progredir em outras áreas.

  • 3) Otimize os títulos e meta-descrições
    Os títulos e as meta-descrições das páginas são aquilo que irá aparecer nas buscas. Certifique-se de que eles estejam otimizados com palavras relevantes no texto e redigidos de forma atraente para conquistar cliques. A duração dessa etapa varia de acordo com o tamanho do website, mas geralmente demora algumas horas.

  • 4) Publique conteúdo forte nas principais páginas
    Toda página principal do site deve ter, pelo menos, centenas de palavras. O Google usará esse elemento para analisar o texto e o contexto pelo qual irá julgar a qualidade da página. Seja preciso, descritivo e conciso.

  • 5) Produza conteúdo novo semanalmente
    Não será necessário gastar se você mesmo criar o conteúdo, mas lembre-se: escreva material de qualidade, que seja de interesse da sua audiência. Se estiver apenas começando, uma publicação semanal deve ser o suficiente para construir um público, mas, depois disso, a frequência deve ser maior.

  • 6) Esteja presente em outros canais
    É importante passar algum tempo fora do website, em perfis nas redes sociais mais populares. Não esqueça de elaborar uma boa descrição para eles e de postar regularmente, adicionando links ocasionais para conteúdo no site.

  • 7) Incentive compartilhamento e links
    Use suas mídias sociais, fóruns e outros canais para encorajar o compartilhamento do seu conteúdo. À medida que mais links são ganhos, maior será a sua reputação, e quanto mais compartilhamentos o seu site tiver, mais pessoas irão ler e se engajar com o material.

  • 8) Comece a construir links
    Geralmente, a construção de uma rede de links é difícil para os novatos, mas não impossível. É preciso publicar como contribuinte em outros sites e trabalhar para colocar seu conteúdo no maior número possível de fontes externas.

    Apoie o seu trabalho com compartilhamentos e divulgações, aumentando as chances de ganhar links pela audiência. Não é possível estabelecer reputação na rede sem links, portanto, essa etapa deve ser concluída logo nas primeiras fases do projeto.

1) Otimização do site
A otimização do site garante que as ferramentas de busca indiquem sua página, criando um espaço funcional para os usuários e com conteúdo suficiente para ele seja apresentado para as questões certas. A maioria das técnicas de aperfeiçoamento são mudanças feitas apenas uma vez, com defeitos ocasionais e atualizações no futuro.

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