10 truques para procurar emprego que você precisa conhecer

Se você ainda procura emprego da mesma forma que fazia em 2005, sua busca tende a demorar um bom tempo. É necessário adotar uma nova estratégia e algumas táticas de pesquisa para enfrentar o atual mercado de trabalho.

LEIA MAIS: UNDER 30 de FORBES Brasil terá indicações online

Algumas das medidas incluem melhor gerenciamento do seu perfil do LinkedIn, dicas de como se comportar durante a entrevista de emprego e, até mesmo, como descobrir a empresa recrutadora em anúncios anônimos.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 10 truques de busca de emprego que você precisa conhecer:

  • 1) Frase de destaque para candidatos no LinkedIn

    Se você não estiver trabalhando no momento, você pode anunciar o seu status de procura no LinkedIn. Não use uma frase genérica que não diz nada sobre o seu trabalho. Escreva algo direto e eficaz, como “gerente em busca de novos desafios”.

  • 2) Informe aos recrutadores que você está disponível

    O LinkedIn permite que o candidato avise aos recrutadores que está disponível de forma privada. Assim, aqueles que estão empregados não correm o risco de o chefe descobrir que estão em busca de novas oportunidades.

  • 3) Como reportar seu salário em um formulário online

    Quando preencher um formulário online que requer os números do seu antigo salário, use a sua meta salarial atual. Se houver um espaço para comentários, explique que os valores indicados representam o que você pretende receber.

  • 4) Como responder sobre salário

    Se o recrutador perguntar quanto você está ganhando atualmente, responda dessa forma: “Nessa busca estou focando em trabalhos com determinada faixa salarial. Esse emprego está de acordo?”.

  • 5) Como encontrar as empresas em anúncios anônimos

    Quando você vê um anúncio de emprego anônimo, que esconde o nome da empresa, procure por qualquer linguagem ou informação que o ajude a identificá-la.

    Se você encontrar uma frase não padrão usada para descrever a companhia ou sua função em qualquer lugar do anúncio, como “um dos principais fabricantes de dinamite”, pesquise no Google com aspas antes e depois. Usar o marketing do próprio recrutador talvez o leve diretamente ao site dele.

  • 6) Como se tornar uma marca para o emprego que você quer

    As principais mensagens da sua marca – quem você é, o que faz e como ou por que faz – que aparecem no seu currículo ficam logo no topo. Essas são as primeiras coisas que um gerente ou recrutador vai ler quando abrir o seu CV. Os dois elementos de branding são o título que você dá a si mesmo nessa versão do documento e o sumário que você escreve logo no início para se apresentar.

  • 7) Como estabelecer sua meta salarial

    Antes de buscar qualquer emprego em particular, olhe as vagas nas quais você está interessado em sites como o Love Mondays para identificar os salários. Dessa forma, você será capaz de informar uma meta salarial que está de acordo com o orçamento da empresa.

  • 8) Como trazer a questão do dinheiro à tona

    A partir da segunda entrevista, você e qualquer funcionário potencial deve abordar o tópico dinheiro. Se os recrutadores não perguntarem o que você espera ganhar, diga algo como: “Este é um bom momento para discutir a remuneração?”.

  • 9) Como manter a calma durante uma entrevista de emprego

    Não vá a uma entrevista esperando que seja a melhor possível e com respostas que têm como objetivo satisfazer o entrevistador. Isso é muito modesto para ser uma meta. Seu objetivo em qualquer processo seletivo deve ser aprender o máximo possível sobre o principal desafio do seu recrutador e, então, conectar esse desafio a uma brilhante história de um triunfo seu em um emprego anterior.

    Esteja preparado para perguntar algo inteligente sobre o trabalho, os desafios, os clientes externos e internos, os objetivos do gerente e os problemas atuais do departamento. Não aja de forma tímida, apenas respondendo às questões do recrutador. O estresse vai desaparecer se você tiver uma missão para cumprir.

1) Frase de destaque para candidatos no LinkedIn

Se você não estiver trabalhando no momento, você pode anunciar o seu status de procura no LinkedIn. Não use uma frase genérica que não diz nada sobre o seu trabalho. Escreva algo direto e eficaz, como “gerente em busca de novos desafios”.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br)

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).