Fotos

5 dicas para se recuperar depois de uma longa viagem

Se você já voou longas distância e passou por diferentes fusos horários, conhece o impacto que esse tipo de jornada causa ao organismo. O jet lag, termo em inglês que define essa sensação, costuma deixar as pessoas letárgicas nos dois dias subsequentes ao deslocamento. O tempo desperdiçado não pode ser recuperado e, no caso de uma viagem de negócios, pode comprometer seriamente o desempenho do profissional.

LEIA MAIS: 5 dicas para planejar uma viagem de última hora

Superar o jet lag pode ser difícil, mas não é impossível. A manutenção de uma rotina que priorize o descanso em vez do estresse e contemple uma alimentação saudável já ajuda muito.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 5 dicas para se recuperar depois de uma longa viagem:

  • 1) Mantenha-se ativo e procure a luz do sol

    Durante a viagem, mantenha-se ativo entre os voos caminhando pelo terminal para o próximo portão, procurando algo para comer ou fazendo compras. Além disso, sente próximo a uma janela para absorver um pouco de luz solar. Ficar parado durante a escala pode te prejudicar tanto quanto não ter uma boa noite de descanso antes de voar.

    No avião, procure caminhar periodicamente pelo corredor. Você também pode se alongar um pouco no próprio assento com exercícios adaptados para a ocasião.

  • 2) Beba água e consuma alimentos nutritivos

    A manutenção dos hábitos saudáveis durante um voo pode ser muito difícil, mas determinados alimentos e bebidas podem ajudar a superar o jet lag:

    – Beba água em vez de ingerir produtos com cafeína, álcool ou açúcar;
    – Consuma alimentos nutritivos, como frutas, vegetais e proteínas em vez de doces e carboidratos;
    – Mantenha-se hidratado no dia anterior ao voo;
    – Se você decidir ingerir cafeína ou álcool, faça isso de manhã ou no início da tarde. Essas bebidas, se ingeridas no final da tarde ou a noite, podem causar insônia e afetar qualquer ganho positivo que você tenha conquistado depois de decolar.

  • 3) Tire um cochilo no avião

    Para a maioria das pessoas, a qualidade do sono em um avião é muito inferior quando comparada a uma cama comum. Isso pode ser diferente caso você voe na primeira classe ou na classe executiva, com assentos que reclinam completamente, ou tenha acesso a uma suíte privada.

    Independente de qual seja o seu lugar, não tenha medo de cochilar, pois viajar pode ser difícil para o seu corpo, mesmo que você tenha dormido bem no dia anterior. A melhor oportunidade de tirar um cochilo pode ser durante a exibição de um filme ou quando o comissário de bordo já entregou a bebida e o lanche.

    Qualquer sono é melhor do que nada, além de ser uma forma eficiente de passar o tempo e relaxar. Se você sofre com ansiedade ao voar, viajar com um cobertor pesado pode ser o ingrediente que falta para finalmente descansar durante a jornada.

  • 4) Apele para medicamentos

    Quando a atividade física, um filme calmo, uma musiquinha relaxante ou um sol batendo na janela não ajudam você a dormir, pense na possibilidade de tomar alguma medicação que o faça descansar.

    Existem opções naturais e de prescrição – tudo depende da sua preferência. Os medicamentos podem afetar as pessoas de forma diferente, portanto, a escolha do melhor será um processo de tentativa e erro.

    Algumas das soluções naturais incluem melatonina, óleo de lavanda e pycnogenol. O seu médico também pode ajudar na escolha de remédios prescritos. Mas lembre-se: nenhum deles substitui estar descansado, hidratado e livre de estresse antes de viajar. Mas eles podem fazer a diferença para evitar o jet lag e a exaustão depois do voo.

  • 5) Mantenha o nível de energia

    O que você faz antes e durante o voo é muito importante para limitar os efeitos da viagem, mas o que você faz depois dela é igualmente essencial à medida que você adota o cronograma local.

    Você deve continuar a seguir as dicas acima para manter os seus níveis de energia os mais altos possíveis nos primeiros dias. A letargia é uma sensação comum no primeiro dia, uma vez que você viajou por várias horas, atravessou fusos horários e sentou em um avião ou aeroporto em vez de estar ao ar livre.

    Dormir pode até ser o seu primeiro desejo depois de deixar o avião, mas, a não ser que você chegue a noite e possa seguir direto para o hotel, continue acordado. Você pode visitar pontos turísticos da cidade, tomar um banho para se refrescar ou dar uma volta no parque ou praia. Não se esqueça de beber água e de ter uma refeição saudável com carboidratos complexos para manter a energia. Ir para a cama logo que chegar pode te levar a acordar de madrugada e estar exausto antes do café da manhã.

1) Mantenha-se ativo e procure a luz do sol

Durante a viagem, mantenha-se ativo entre os voos caminhando pelo terminal para o próximo portão, procurando algo para comer ou fazendo compras. Além disso, sente próximo a uma janela para absorver um pouco de luz solar. Ficar parado durante a escala pode te prejudicar tanto quanto não ter uma boa noite de descanso antes de voar.

No avião, procure caminhar periodicamente pelo corredor. Você também pode se alongar um pouco no próprio assento com exercícios adaptados para a ocasião.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br)

Comentários
Topo