Conheça o novo resort no México com a marca Andaz, do Hyatt

Reprodução
A cadeia está se expandindo rapidamente, com novas inaugurações agendadas, e possui filiais na Índia, China, Singapura, Japão, México e em muitos outros países

Capaz de surpreender até mesmo os viajantes mais experientes – acostumados ao conforto e à sofisticação de hotéis das redes Four Seasons, Peninsula, Rosewood e Ritz-Carlton -, o Andaz Mayakoba Resort Riviera Maya, novo resort de praia no México, faz parte de uma marca de propriedades boutique de luxo do Hyatt que tem como objetivo proporcionar uma experiência diferente dos estabelecimentos das grandes cadeias hoteleiras e transmitir a sensação de individualidade de cada um deles.

LEIA MAIS: 9 novos resorts de praia para visitar

As semelhanças entre as propriedades incluem o foco na cultura local, uma “experiência de boas-vindas” no lobby e a ênfase na proximidade do contato humano. Lançada em Londres em 2007, a rede Andaz possui 18 locações no mundo inteiro, incluindo oito nos Estados Unidos: duas em Nova York e outras seis que vão do Havaí a Savannah e da Geórgia a Los Angeles. A cadeia está se expandindo rapidamente, com novas inaugurações agendadas, e possui filiais na Índia, China, Singapura, Japão, México e em muitos outros países, combinando propriedades na cidade e resorts.

Uma das marcas do grupo, o Park Hyatt, ainda não é reconhecida nos Estados Unidos como merece, apesar de ter boas locações em excelentes lugares, mas está entre os melhores hotéis de luxo internacionalmente, de Tóquio a Buenos Aires. Um dos melhores aspectos da rede é o fato de não ter uma abordagem comum: possui algumas construções antigas e sempre projeta os hotéis de acordo com a cidade. Além do foco na qualidade da gastronomia, do serviço e do espaço físico. O Park Hyatt é completamente diferenciado, apesar de ser uma marca genérica no mundo de redes hoteleiras.

O mesmo ocorre com o Andaz, e, ao contrário do esperado, a rede não está abaixo da luxuosa marca Hyatt. Mas é diferente: mais jovem, mais moderna e mais espirituosa, sem mudar de nível na categoria de luxo. A unidade do México está localizada perto de dois hotéis mais conhecidos, um Rosewood e um Fairmont, além de uma propriedade boutique, a Banyan Tree. Mas nenhum deles se compara ao Andaz.

“Cada propriedade Andaz se destaca como uma expressão característica da cultura local, capturando o melhor do design, da gastronomia e da vida social, enquanto proporciona um clima amistoso”, define o Hyatt. Embora isso pareça estratégia de relações públicas, é realmente verdade: o design é maravilhoso, sem exagerar nos toques mexicanos, e os ambientes são confortáveis e tropicais com excelentes quartos de hóspedes, que combinam forma e funcionalidade.

Veja, na galeria de fotos a seguir, mais sobre as instalações do Andaz Mayakoba Resort Riviera Maya:

  • Os boxes do banheiro são incríveis, além de serem equipados com os melhores controles de chuveiro. Os quartos são espaçosos, elegantes, com locais para organizar os pertences e varandas privadas com vista para a lagoa ou para o mar. Os funcionários são excelentes e, embora sejam muito bem treinados, a interação é amigável e útil. A comida também é excelente em todo o resort, além de estar localizado em uma região com grande variedade de opções gastronômicas. Os hóspedes podem escolher entre estabelecimentos gourmet na praia, com deliciosa cozinha casual que inclui tacos e ceviche, a restaurantes como a Casa Amate, de cozinha típica da América Central, que ganhou prêmios de design de interiores de prestígio e serve pratos de Honduras e Nicarágua, além de outros países da região. Até mesmo o cardápio do café da manhã, um aspecto no qual muitos hotéis falham, destaca-se com uma combinação de pratos de cozinha mexicana e norte-americana, sempre divertidos e saborosos.

  • A propriedade também é muito bonita, com os quartos (de quatro a seis) localizados em pequenos prédios divididos em duas grandes seções: uma ao lado da praia e outra ao lado da lagoa. A última fica próxima ao lobby principal e tem acesso fácil a mais opções de restaurantes, ao spa, à academia e a um grande complexo de piscinas, enquanto a primeira está localizada a poucos passos da praia e também possui uma área de piscinas incrível. A praia é maravilhosa e conta com cadeiras, guarda-sóis e funcionários à disposição.

  • A praia já é uma excelente razão para escolher o Andaz, especialmente depois que um furacão destruiu belos lugares de férias no Caribe. A Riviera Maya é um dos melhores destinos para quem gosta de clima quente e ensolarado, é de fácil acesso e tem muitas atrações locais – da melhor experiência de mergulho ao segundo maior recife de corais, passando pelas visitas às ruínas maias, como Coba, Chichen Itza e Tulum.

  • O único problema relacionado ao layout geral é que as instalações do resort são muito afastadas. A propriedade oferece bicicletas e tem muitos motoristas em carrinhos de golfe oferecendo caronas. Mas tudo isso leva mais tempo e acrescenta de 15 a 20 minutos a qualquer atividade que o hóspede pretenda fazer. A recompensa por todo esse espaço é uma bela flora tropical, um forte senso de intimidade e instalações de primeira linha, da praia ao elaborado spa, que valem a viagem.

  • A outra crítica está relacionada ao spa. A instalação é excelente e oferece experiências de hidroterapia elaboradas em vestiários separados por gênero com vapor, sauna, jacuzzi, “banho de gelo” e chuveiros de hidromassagem, tudo isso para apenas seis salas de tratamento. O problema é que os funcionários se preocupam demais em agradar, com informações sobre a sequência de experiências pré-programadas, cronometrando o uso na sauna ou segurando sua toalha na entrada do chuveiro.

Os boxes do banheiro são incríveis, além de serem equipados com os melhores controles de chuveiro. Os quartos são espaçosos, elegantes, com locais para organizar os pertences e varandas privadas com vista para a lagoa ou para o mar. Os funcionários são excelentes e, embora sejam muito bem treinados, a interação é amigável e útil. A comida também é excelente em todo o resort, além de estar localizado em uma região com grande variedade de opções gastronômicas. Os hóspedes podem escolher entre estabelecimentos gourmet na praia, com deliciosa cozinha casual que inclui tacos e ceviche, a restaurantes como a Casa Amate, de cozinha típica da América Central, que ganhou prêmios de design de interiores de prestígio e serve pratos de Honduras e Nicarágua, além de outros países da região. Até mesmo o cardápio do café da manhã, um aspecto no qual muitos hotéis falham, destaca-se com uma combinação de pratos de cozinha mexicana e norte-americana, sempre divertidos e saborosos.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).