Geral

Como trabalhar melhor com seus colegas

Quando os funcionários trabalham bem juntos, todos ganham. No entanto, manter a harmonia em um grupo nem sempre é fácil. As relações sociais e profissionais são extremamente simbióticas e interativas. Grande parte da comunicação que acontece entre colegas de trabalho é subconsciente e reativa, ou seja: você pode estar passando sinais e nem está notando.

Porém, há pequenas atitudes que podem ajudar na hora de contornar um problema e manter a paz. Conheça na galeria 10 maneiras de trabalhar com seus colegas:

  • Ás vezes, o problema entre você e seu colega é que vocês não se conhecem bem. A melhor maneira de mudar isso é passar um tempo juntos fora do escritório. Ofereça-se para pagar um almoço ou um drinque e usem este tempo para conversar sem as amarras do ambiente de trabalho.

  • Não assuma que a razão para seu colega não trabalhar com você seja pessoal. Pode ser que ele não tenha aptidão para o emprego ou não foi bem treinando para o cargo. Se esse for o caso, ofereça-se para ajudá-lo da maneira que quiser – ele irá o ver de uma nova maneira.

  • Infelizmente, a maioria dos funcionários não se dedica a trabalhar bem com outros a menos que isso o traga algum benefício. Se esta é a sua situação, converse com o seu chefe para criar algum tipo de programa de reconhecimento ou incentivo pelo bom trabalho feito em equipe.

  • “Mãe, o João está me irritando!” não vai resolver nada aqui. Na verdade, só vai piorar as coisas. Passar por cima de alguém para os “controlar” com a autoridade de outra pessoa é a pior maneira de lidar com qualquer problema. Tente remediar a situação de diferentes formas – só procure por seu chefe em último caso.

  • Você não precisa ir até seu chefe reclamar de alguém, mas pode pedir ao supervisor por conselhos de como melhorar os relacionamentos no ambiente de trabalho. Ele com certeza vai apreciar o fato de que você está interessado em aprimorar a dinâmica da equipe.

  • Esta é a melhor maneira de lidar com qualquer problema e melhorar as relações profissionais. É compreensível que você e seu colega não trabalhem bem juntos; se você foi o primeiro a notar isto, é sua responsabilidade tentar contornar a situação. Chame-o para conversar depois do expediente: fale de seus sentimentos de uma maneira que não seja acusatória, explique que gostaria que vocês trabalhassem em harmonia e pergunte o que pode fazer para tornar isto realidade. É possível que ele nem tenha notado este problema entre vocês.

  • Se você sempre se propuser a ajudar as pessoas primeiro, os outros irão sentir certa obrigação em retornar o favor. Se tiver alguns minutos livres, pergunte aos seus colegas se precisam de ajuda ou faça outra gentileza. Assim, eles se sentirão a vontade para fazer o mesmo por você, o que melhora – e muito – o ambiente de trabalho.

  • Apesar de você apresentar suas razões, seu colega pode não enxergar o cenário completo – porque é importante manter um bom relacionamento com os outros funcionários? Explique que um ambiente de trabalho agradável acaba afetando – de maneira positivo – a forma como cada um produz e realiza seus projetos.

  • Explore seus sentimentos e comportamento em relação aos seus colegas. Relações sociais e profissionais são extremamente simbióticas e interativas. Muito da comunicação que acontece é subconsciente e reativa. Se você tem dificuldade em se conectar com as outras pessoas, talvez seja por causa de sinais que você manda – mesmo que subconscientemente.

  • Isto começa assim que o funcionário entra na empresa. Ao tornar a contribuição à equipe parte do sistema de avaliação anual, você deixa claro que saber trabalhar com os colegas é uma prioridade dentro da companhia.

Ás vezes, o problema entre você e seu colega é que vocês não se conhecem bem. A melhor maneira de mudar isso é passar um tempo juntos fora do escritório. Ofereça-se para pagar um almoço ou um drinque e usem este tempo para conversar sem as amarras do ambiente de trabalho.

Topo