Geral

5 pessoas que todo empreendedor deve conhecer

Você sempre imagina como seria largar seu emprego coorporativo e se tornar um empreendedor? Ou você já está nessa posição, lutando para sobreviver e perguntando-se: qual a razão disso tudo?

Alguns anos atrás, Mitch Albom escreveu o que acabou tornando-se seu livro de maior sucesso: “As cinco pessoas que você encontra no céu”. Nele, é descrita a jornada de um homem ao chegar ao céu; lá, encontra cinco pessoas de sua vida na terra que compartilham lições e ensinamentos que o ajudam a finalmente entender o sentido de sua vida.

Existe um céu específico para o empreendedor? Não se sabe; mas, se sim, estas são as cinco pessoas que você provavelmente encontraria lá:

  • A primeira pessoa que você encontraria por lá seria o individuo mais velho, mais experiente e bem sucedido que revelou um potencial que você nem imaginava existir.

    Lição: se você compreender que é capaz de muito mais do que você ou os outros acreditam, todos aqueles sonhos que parecem impossíveis podem tornar-se realidade.

  • A segunda pessoa é aquele funcionário jovem e empolgado que esteve sempre aberto a novos horizontes.

    Lição: seu papel não é somente inspirar os clientes, mas todos a sua volta a atingirem seus verdadeiros potenciais.

  • A terceira pessoa que você encontra é um cliente. Pode não ser o seu primeiro cliente, mas sim aquele que mais te deu trabalho. Ele precisava desesperadamente que você resolvesse algum problema, e estava disposto a lhe ajudar. Ele disse, com todas as letras, que suas ideias não eram boas e não estavam funcionando; ao mesmo tempo, este é o maior incentivo que um empreendedor pode ter, e adaptar-se a essas críticas trouxe diversos benefícios.

    Lição: é preciso abraçar a verdade, mesmo que seja brutal e difícil. Você irá aprender muito mais com os erros do que com os acertos.

  • A quarta pessoa que você precisa conhecer é alguém que te mantem na realidade das coisas; nivelando-o, não importa o tamanho do fracasso ou do sucesso. Para muitos, essa pessoa pode nem estar na empresa; as esposas e maridos, por exemplo, por estarem longe do ambiente profissional, tem mais clareza e objetividade para tratar disso.

    Lição: o empreendedor de sucesso encara a adversidades com coragem, a incerteza com otimismo e o sucesso com humildade

  • A última pessoa que você provavelmente encontraria no céu dos empreendedores é uma criança. Ela não sabe de suas dificuldades e batalhas, nem de seus sucessos, ou do quanto foi difícil chegar aonde você chegou. Ela não está ciente do seu papel no cenário completo; mas, de alguma forma, sabe que você faz parte das boas mudanças do mundo.

    Lição: seu desafio é mudar o mundo. Não tudo. Nem mesmo muito. Só uma pequena parte; para melhor, e para sempre.

A primeira pessoa que você encontraria por lá seria o individuo mais velho, mais experiente e bem sucedido que revelou um potencial que você nem imaginava existir.

Lição: se você compreender que é capaz de muito mais do que você ou os outros acreditam, todos aqueles sonhos que parecem impossíveis podem tornar-se realidade.

Topo