Geral

“O governo deixou e está deixando de fazer as devidas correções na economia”

Situado a 107 km da capital paulista e a 23 km de São José dos Campos (SP), o Aerovale é um aeroporto privado cuja construção está prestes a ser terminada pelo empresário Rogério Penido através de sua empresa, a Penido Construtora e Pavimentadora. Fundada em 1981 em São José dos Campos, a companhia é uma das maiores empresas da região do Vale do Paraíba paulista. A obra mais importante da história do grupo é justamente o Aerovale, um loteamento planejado para atender às necessidades do setor de aviação. Localizado no maior polo aeronáutico do Brasil, às margens da rodovia Carvalho Pinto, o empreendimento contará com lotes que terão acesso direto à pista, permitindo atividades como hangaragem, manutenção, fabricação e montagem de aeronaves. O Aerovale está situado na cidade de Caçapava (SP).

Penido concedeu-me uma pequena entrevista recentemente. Falamos, principalmente, acerca do estado da economia brasileira. Como a maior parte dos empresários com os quais tenho conversado, ele está desapontado com a situação da economia brasileira. Abaixo, as respostas das perguntas que lhe fiz.

Como você avalia o atual momento econômico vivido pelo Brasil? Suas atividades como empresário, seus negócios no País vêm evoluindo de que forma desde o início de 2014?

Rogério Penido – Muito difícil e preocupante, devido à falta de organização e competência de nosso governo, que deixou e está deixando de fazer as devidas correções na economia – a qual, com isto, cada dia fica mais desalinhada e estagnada. Nossa área (construção, desenvolvimento urbano e imobiliário) está totalmente desestabilizada e encolhendo a cada dia, com os piores resultados dos últimos 10 anos.

Muitos empresários têm se mostrado contrariados com a economia brasileira neste ano. Em sua visão, eles estão certos ao pensar assim? Ou estão equivocados?

Penido – Acredito que cada dado tem o seu devido valor, e você pode colocá-lo de qualquer forma que este valor não muda. Contra números não há como resistir, os empresários então certos. Os governos (muitos sem experiência alguma) têm a obrigação de nos ouvirem e deixar que ajudemos a organizar o país.

Quais investimentos você vem realizando neste momento? Em que pé se encontra, por exemplo, a construção do Aerovale em Caçapava (SP)?

Penido – Em execução neste momento temos o Aerovale em Caçapava e o Recanto da Baronesa em São José dos Campos (SP), os quais estamos tocando com muita luta e determinação, na esperança de uma melhora no mercado em breve. O Aerovale já está com as obras bem adiantadas, inclusive com a pista principal pronta. Para o entorno do Aerovale temos muitos estudos, inclusive tendo em vista uma belíssima área para feiras de padrão internacional. Em se tratando de projetos bem avançados temos o Autovale, em Taubaté. Já em São José dos Campos estamos focados no Centro Empresarial São José, no Residencial Mantiqueira II, no Residencial Santa Madalena e no Centro Empresarial Santa Clara. Não podemos parar, pois nestes anos todos a economia tem tido suas oscilações, e precisamos saber lidar com ela quando está em baixa, como agora.

Comentários
Topo