Pausa no Model 3 eleva receio dos investidores

As ações da Tesla caíam hoje (17), com a suspensão temporária na produção do sedã Model 3 elevando a preocupação com o fracasso da fabricante de carros elétricos em manter suas metas de produção.

LEIA MAIS: Elon Musk diz que montadora Tesla será rentável nos próximos dois trimestres

O Model 3, o sedã mais acessível da Tesla, é visto como crucial para a lucratividade futura da empresa, mas até agora não alcançou vários objetivos de produção.

A montadora disse que a suspensão – a segunda desde fevereiro – foi para melhorar a automação e enfrentar obstáculos para elevar a produção, movimento cotidiano das montadoras.

“Embora suspensões temporárias na produção a fim de melhorar a linha de fabricação não sejam incomuns, especialmente durante um aumento, acreditamos que as notícias terão reação negativa do mercado”, disseram analistas da Evercore ISI.

O uso de robôs da Tesla para montar o Model 3 levou a mais complexidade e atrasos, reconheceu o bilionário presidente-executivo Elon Musk na sexta-feira (13) em um tuíte. “A automação excessiva em Tesla foi um erro. Mais precisamente, meu erro. Os seres humanos estão sendo subestimados.”

De acordo com analistas da Bernstein, a Tesla não apenas automatizou a estampagem, a pintura e a soldagem, como a maioria dos outros fabricantes, mas também tentou automatizar a montagem final. É onde a fabricante parece estar enfrentando problemas.

“A Tesla tem tentado fazer tudo”, disse Chaim Siegel, analista da Elazar Advisors. “Ele [Musk] está dormindo no chão da fábrica. Não acho que eles estejam querendo desacelerar a produção de propósito. Isso me diz que algo não está certo.”

A produção do Model 3 ficou aquém da meta semanal de 2,5 mil no final do primeiro trimestre e vários analistas de Wall Street dizem não acreditar que a empresa conseguirá produzir 5mil unidades por semana no segundo trimestre, como Musk prometeu.

“Não posso imaginar que a Tesla atingirá produção de 5 mil carros por semana até o fim de junho”, disse Frank Schwope, analista da NORD/LB. “Acredito que a Tesla falhará nos objetivos para este ano, como têm feito frequentemente.”

As ações da Tesla caíam 0,7% às 15h41 (horário de Brasília).

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).