Presidente do conselho e CEO da Hypera são afastados

Bilionário Queiroz Filho e Cláudio Bergamo saíram voluntariamente

O conselho de administração da Hypera Pharma aprovou hoje (26) o afastamento do seu principal acionista, João Alves de Queiroz Filho – um dos 42 bilionários brasileiros segundo a edição 2018 do ranking FORBES, com patrimônio de US$ 2 bilhões e a 1.215ª posição na lista -, da presidência do colegiado, e de Cláudio Bergamo do cargo de presidente-executivo da farmacêutica, segundo fato relevante, em meio a investigações envolvendo a delação premiada de um ex-executivo da empresa.

LEIA MAIS: 40 produtos de beleza para comprar em farmácias dos EUA

Hypera Pharma (ex Hypermarcas) disse que Queiroz Filho e Bergamo apresentaram pedido de afastamento voluntário ao conselho “pelo período necessário à conclusão da apuração interna e das investigações, pelo Ministério Público Federal”.

Ainda de acordo com o comunicado da empresa, o conselho aceitou os pedidos “pelas razões neles formuladas, notadamente a de permitir ampla liberdade e completa isenção na apuração interna e nas investigações conduzidas pelas autoridades competentes”. Ainda aprovou constituir Comitê Especial Independente para coordenar nova apuração interna dos fatos.

O conselho designou o conselheiro Luiz Eduardo Violland para exercer a presidência do colegiado e Breno Toledo Pires de Oliveira para exercer as funções de presidente-executivo. Também foram designados Vivian Karina Trujillo Angiolucci como diretora financeira e Adalmario Ghovatto Satheler do Couto como diretor de relações com investidores.

No começo do mês, o escritório da empresa e as residências de Queiroz Filho e Bergamo, além da de dois executivos com cargos administrativos, foram alvo de trabalhos de busca e apreensão pela Polícia Federal, como parte da operação Tira-Teima, que se baseia na delação premiada do ex-diretor da empresa Nelson José de Mello.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).