Mobileye fornecerá direção autônoma a 8 milhões de carros

Empresa controlada pela Intel fechou acordo com uma montadora europeia

A Mobileye assinou contrato para fornecer solução de direção autônoma a 8 milhões de carros de uma montadora europeia, disse um representante da empresa israelense controlada pela Intel.

LEIA MAIS: Intel cria nova unidade para desenvolver carros autônomos

Os termos financeiros do acordo e o nome da montadora não foram divulgados.

O contrato é um dos maiores assinados até agora pela Mobileye e um sinal sobre como montadoras e fornecedores estão acelerando a introdução de características que automatizam determinadas tarefas – como direção em estrada e freios de emergência. O objetivo é gerar receita enquanto a tecnologia para permitir a direção totalmente autônoma em todas as condições está a anos de distância da aplicação em massa.

O acordo para os sistemas avançados de direção assistida começará em 2021, quando o chip EyeQ 5 da Intel, que é desenhado para direção completamente autônoma, for lançado. O modelo será uma nova versão do EyeQ 4, que será implementado nas próximas semanas, disse Erez Dagan, vice-presidente sênior para desenvolvimento avançado e estratégia da Mobileye.

A Intel e a Mobileye estão competindo com uma série de outros produtores de chips e de sistemas de visão de máquina, incluindo a Nvidia, para fornecer os cérebros e os olhos dos carros autônomos.

O futuro sistema estará disponível para uma variedade de modelos de carros que terão automação parcial, na qual o veículo é dirigido automaticamente, mas o motorista precisa ficar alerta, assim como em modelos integrando um sistema mais avançado de automatização condicional.

LEIA MAIS: Fiat Chrysler se une à BMW e Intel em aliança para carros autônomos

A Mobileye, comprada pela Intel no ano passado por US$ 15,3 bilhões, diz que cerca de 27 milhões de carros de 25 montadoras usam algum tipo de sistema de direção assistida e que a Mobileye tem uma participação de mercado de mais de 70%.

“Até o fim de 2019, nós esperamos mais de 100 mil carros nível 3 com o Mobileye instalado”, disse o presidente-executivo da Mobileye, Amnon Shashua.

No nível 3, o carro é autônomo, mas o motorista tem cerca de 10 segundos para assumir a direção se o sistema não puder continuar.

A Mobileye está trabalhando com diversas montadoras, tais como General Motors – para seu sistema Super Cruise –, Nissan, Audi, BMW, Honda, Fiat Chrysler e a chinesa Nio, para fornecer suas tecnologias nível 3 até o próximo ano.

Em sua sede em Jerusalém, a Mobileye também está testando uma tecnologia mais avançada, nível 4, no sedã híbrido Ford Fusion, que usa 12 pequenas câmeras e quatro chips EyeQ 4. Em um teste presenciado por repórteres da Reuters, esses carros foram capazes de transitarem por ruas de Jerusalém no meio do dia sem interferência de motorista.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).