Mulheres se destacam em premiação de gastronomia

Gabrielle Hamilton leva a principal honraria da premiação Fundação James Beard

Gabrielle Hamilton, que administra o Prune, um pequeno bistrô em Nova York, e outras mulheres chefs ficaram com os principais prêmios da Fundação James Beard, as maiores honrarias da indústria de restaurante dos Estados Unidos, em cerimônia realizada ontem (7), em Chicago.

LEIA MAIS: 10 aeroportos com a melhor gastronomia em 2018

O tema escolhido para a edição de premiação deste ano foi “Ascensão”, uma maneira de refletir as questões sociais e ambientais que chefs e outros profissionais do setor de restaurantes apoiam, incluindo o movimento das redes sociais #MeToo.

O #MeToo vem destacando casos de má conduta sexual nos negócios, no esporte, no entretenimento e na política e exigindo mais respeito e representatividade para as mulheres.

Acusações de assédio ou agressão feitas por mulheres do setor de restaurantes obrigaram vários chefs célebres, como Mario Batali e John Besh, a se distanciarem dos negócios que fundaram.

Espectadores e participantes do evento deste ano usaram broches com dizeres sobre o que a Fundação James Beard defende, como “igualdade” e “integridade”.

Gabrielle, que também escreveu um livro de memórias de grande vendagem, abriu o Prune no bairro de East Village em 1999. O bistrô criou uma clientela fiel e os críticos o elogiam por seus pratos familiares com influências europeias e norte-americanas. A profissional é apenas a sexta mulher a conquistar a principal honraria desde que a fundação criou os prêmios para chefs, restaurantes e críticos de gastronomia em 1990.

LEIA MAIS: Gastronomia das estrelas: conheça o menu do after-party do Oscar

Mas a maré pode estar mudando, já que o prêmio foi concedido a uma mulher pela terceira vez em cinco anos, e mulheres chefs ficaram com quatro dos 10 prêmios concedidos a chefs regionais.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).