Negociador descobre quadro “novo” de Rembrandt

Obra foi comprada em um leilão – antes da identificação – por US$ 150 mil

O negociador de arte holandês Jan Six fez a descoberta de uma vida em uma casa de leilões em 2016, quando viu a mão de Rembrandt em uma pintura desconhecida que passou despercebida durante séculos.

LEIA MAIS: Conheça alguns dos itens mais caros já leiloados

O retrato de um jovem ruivo bem-vestido foi apresentado hoje (16) como o primeiro Rembrandt “novo” a vir à tona desde 1974. O quadro será exposto no museu Hermitage de Amsterdã durante um mês.

Com a ajuda de um investidor não identificado, Six arrematou “Portrait of a Young Gentleman”, pintado aproximadamente em 1634, por uma barganha equivalente a US$ 185 mil no leilão em Londres. Tendo em conta vendas anteriores, ele provavelmente valerá muito mais agora. “Encontrar um Rembrandt é um sentimento tremendo”, disse Six à Reuters.

O especialista tem um relacionamento especial com Rembrandt, já que cresceu em uma casa repleta de obras de arte holandesa clássicas, com destaque para um retrato que o pintor fez de um de seus ancestrais, um ex-prefeito de Amsterdã também chamado Jan Six.

Com seu conhecimento do artista e do período, Six notou um tipo particular de colarinho que o retratado usa, que só esteve na moda durante um breve período em torno de 1633 e foi pintado em um estilo que só Rembrandt usava à época.

Em seguida, o especialista em antigos mestres holandeses e flamencos passou 18 meses usando técnicas de raio X e análises de amostras de pinturas para provar que havia de fato comprado um autêntico Rembrandt.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).