AccorHotels avalia adquirir fatia na Air France KLM

Participação minoritária teria como objetivo aumentar competitividade

A AccorHotels avalia adquirir uma participação minoritária na Air France KLM para competir melhor com pacotes mais amplos oferecidos por empresas como Expedia e Booking.com.

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O comunicado do maior grupo de hotéis da Europa em número de quartos foi feito depois que o jornal francês “Les Echos” disse que a companhia pode comprar parte ou toda a fatia de 14,3% do governo francês na Air France KLM.

As ações da companhia aérea subiam cerca de 6% (4), com investidores apostando que uma venda da participação do governo impulsionaria a empresa a realizar reformas dolorosas que são de difícil apoio do governo.

Entretanto, as ações da AccorHotels caíam cerca de 6,8%, conforme alguns analistas questionavam a lógica para uma compra de participação.

“Embora o racional estratégico para a Accor esteja presente, nós perguntamos por que isso não pode ser alcançado por meio de uma parceria comercial, sem qualquer fatia”, disse o analista da Bernstein Caius Slater.

Uma parceria poderia, por exemplo, criar um sistema conjunto de recompensas para os 15 milhões de membros do programa de fidelidade da Air France, o Flying Blue, e para 41 milhões de clientes do programa similar da AccorHotels, ajudando a rede hoteleira a desenvolver um sistema único para viajantes que atualmente usam empresas que agregam informações como Expedia ou PriceLine.

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A AccorHotels, com mais de 4 mil hotéis que vão da marca de luxo Sofitel à mais econômica Ibis, já manteve negociações no passado com a Air France KLM para desenvolver projetos em conjunto, incluindo potencialmente comprar uma fatia minoritária da empresa aérea. “A AccorHotels confirma ter retomado suas reflexões sobre o assunto, estando em estágio muito inicial de avaliar a viabilidade e termos e condições potenciais que serão discutidos com a Air France KLM no tempo devido”, disse a cadeia de hotéis. “Não há certeza de que essas iniciativas vão levar a qualquer acordo ou a qualquer forma de implementação”, acrescentou a empresa sem dizer de quem potencialmente poderia comprar uma fatia minoritária.

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