Moeda com imagem de George Washington será leiloada

 

 

Objeto de ouro do século 18 pode arrecadar mais de US$ 1 mi

Uma moeda única do século 18 com a imagem do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, deve arrecadar mais de US$ 1 milhão ao ser leiloada em agosto, estimaram hoje (13) os responsáveis pelo leilão.

LEIA MAIS:  Conheça alguns dos itens mais caros já leiloados

A moeda de 1792 nunca circulou como dinheiro, mas acredita-se que tenha sido apresentada ao então presidente quando planos para construir a primeira Casa da Moeda norte-americana no período pós-independência estavam sendo elaborados.

Washington se recusou a ser retratado nas moedas, considerando o conceito “monárquico”.

Pesquisadores especializados no assunto acreditam que a moeda de George Washington, que tinha sua imagem na frente e a de uma águia atrás, foi dada ao presidente como parte de uma promoção de vendas na tentativa de obter um contrato para a fabricação das moedas norte-americanas, e que ele a carregava como uma lembrança pessoal.

A Casa da Moeda dos Estados Unidos foi autorizada em 1792 e as primeiras moedas para uso público foram emitidas naquele ano em cobre e prata, com imagens representando a liberdade na frente e uma águia na parte de trás.

O leilão do dia 16 de agosto, durante convenção na Filadélfia, marca a primeira vez em que a moeda com a imagem de George Washington estará disponível publicamente para compra em 128 anos, informou a casa de leilões Heritage Auctions em comunicado.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).