Rupert Murdoch enfrentará Comcast por Sky

Grã-Bretanha liberou oferta do magnata, desde que venda sua TV de notícias

Rupert Murdoch vai enfrentar uma disputa de £ 22 bilhões (US$ 29,3 bilhões) com a empresa norte-americana de TV a cabo Comcast pela empresa europeia de TV por assinatura Sky, depois que a Grã-Bretanha liberou uma oferta do magnata da mídia, desde que ele venda sua unidade de TV de notícias.

LEIA MAIS: Comcast oferece US$ 31 bilhões pela Sky

Uma venda da Sky News para a Disney ou um terceiro interessado seria suficiente para aliviar as preocupações sobre a influência do magnata da mídia de 87 anos, disse hoje (5) a Grã-Bretanha.

A Twenty-First Century Fox, de Murdoch, lançou uma oferta de £ 10,75 libras por ação para comprar toda a Sky em dezembro de 2016, mas a aquisição foi detida por políticos e reguladores que temem que isso lhe daria muita influência quando combinado com seus jornais.

A Comcast aproveitou o atraso para fazer sua própria oferta pela Sky, com uma oferta de £ 12,50 por ação em abril, superando a oferta da Fox.

As ações da Sky subiram 0,3% a £ 13,51 hoje, indicando que os investidores acham que a novela está longe de acabar.

Analistas do Credit Suisse esperam que a Fox, depois de um longo processo regulatório de 16 meses, faça uma oferta maior pela Sky, superior à proposta da Comcast.

LEIA MAIS: Comcast entra na briga com Murdoch e Disney pela Sky

“Em nossa opinião, o preço da ação da Sky já está antecipando tal resultado, com os papéis fechando em 4 de junho em £ 13,50, 8% acima da oferta da Comcast”, disseram eles.

Mesmo que a Fox supere a Comcast, o controle de Murdoch sobre o grupo não deve durar muito, uma vez que ele concordou em vender muitos de seus ativos de TV e filmes, incluindo a Sky News, para a Walt Disney, em um acordo separado de US$ 52 bilhões.

O secretário de Cultura britânico, Matt Hancock, disse que a proposta final da Fox de vender a Sky News para a Disney, ou para um comprador alternativo adequado, com financiamento garantido por pelo menos 10 anos, provavelmente seria o melhor remédio para as preocupações de interesse público identificadas.

Mas ele disse que precisa ter certeza de que a Sky News permanecerá financeiramente viável a longo prazo, que possa operar como um grande provedora de notícias sediada no Reino Unido e que possa tomar suas decisões editoriais de forma independente.

Os compromissos extras serão objeto de consulta nos próximos 15 dias com o objetivo de chegar a um acordo aceitável, disse ele.

LEIA MAIS: Regulador britânico barra aquisição da Sky por Murdoch por US$ 15,7 bilhões

“Estou otimista de que podemos alcançar esse objetivo, especialmente pela disposição que a 21st Century Fox demonstrou ao desenvolver essas propostas confiáveis”, disse ele a legisladores.

A Comcast anunciou sua oferta firme pela Sky em abril, levando os membros independentes da empresa a retirar a sua recomendação em favor da oferta da Fox, que já possui 39% da Sky.

A companhia foi formada em 1990, quando Murdoch fundiu seu incipiente serviço britânico de TV por satélite com um rival.

A empresa é presidida pelo filho de Murdoch, James, que desempenhou um papel fundamental na construção da empresa em uma grande emissora europeia, com operações na Alemanha, Áustria e Itália, além da Grã-Bretanha.

As já complexas permutas de acordos em torno da Sky se tornaram ainda mais complicadas no mês passado, quando a Comcast anunciou que estava preparando uma oferta maior e em dinheiro para todos os ativos que a Fox havia concordado em vender para a Disney.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).