Lifestyle

Executivo do Google quebra recorde mundial de queda livre

Há dois anos, Felix Baumgartner bateu um recorde, em que ele quebrou a barreira do som, ao saltar de paraquedas da maior altitude até então, praticamente do espaço sideral. Alan Eustace, vice-presidente do setor de inteligência do Google, superou este feito na última sexta-feira (24). Apesar de o projeto ter levado três anos para ser realizado, apenas no último minuto houve conhecimento de que o empresário seria o novo recordista.

“Quando nós o assistimos subindo, alguém perguntou qual era o recorde”, contaGrand Anderson, CEO da Paragon Space Development. “Tivemos de procurar! Foi legal quebrar o recorde, mas, honestamente, não era nosso objetivo principal.”

O objetivo – além da diversão do saltador – era desenvolver tecnologias que pudessem ser uteis na exploração da estratosfera e do que está além dela. Em dezembro de 2011, aconteceu o primeiro contato de Eustace com a Paragon, especializada em desenvolver equipamento de suporte à vida para ambientes extremos, incluindo o espaço.

O dia do voo começou com um período de quatro horas dentro de uma câmara de oxigênio, na qual o nitrogênio foi “lavado” dos pulmões e tecidos do executivo. Em seguida, ele vestiu o traje espacial, com design e material semelhantes aos usados pelos astronautas na Estação Espacial Internacional.

O traje era necessário porque, na altitude em que Eustace voou, a atmosfera é muito fina para um ser humano respirar. Além disso, a pressão é tão baixa que os líquidos do corpo começam a ferver.

Alan Eustace foi então preso ao balão, inflado com hélio, que o levaria à estratosfera, ou seja, não estava dentro de uma cápsula, como fez Felix Baumgartner. O norte-americano foi diretamente conectado ao módulo do balão.

Eustace subiu para a estratosfera a uma velocidade de aproximadamente mil pés por minuto. Isso significa que foram necessárias mais de duas horas para a altura final de mais de 135.000 pés ser atingida.

Uma vez que a altura foi alcançada, o empresário passou 30 minutos flutuando sobre a Terra aproveitando a vista até cair. A queda durou, ao todo, 17 minutos, mas Eustace quebrou a velocidade do som aos dois minutos.

Topo