Lifestyle

Como parar de checar seu smartphone o tempo todo

É comum que as pessoas verifiquem seus smartphones a cada minuto. Isso já se tornou um hábito para a maioria dos usuários desta ferramenta. Mas este tipo de comportamento pode ser ruim para a produtividade e aumentar o nível de estresse.

Vários fatores estimulam essa verificação constante, como o medo de perder algo que aconteceu ou expectativa e pressão que colocamos sobre nós mesmos quanto ao mundo que nos cerca.

Uma vez que as pessoas criam este costume e essa rotina, é muito difícil mudar. Mas se alguém decide parar de verificar o smartphone ou mídia social tantas vezes , quanto tempo seria necessário para formar um novo hábito?

De acordo com a pesquisa publicada no European Journal of Social Psychology leva 66 dias para formar um novo hábito. Isto pode variar muito, dependendo da situação. Os pesquisadores dizem que quebrar qualquer hábito é difícil, mesmo se você está motivado para isso. E se você não tem certeza se você quer quebrar o hábito você vai ser menos propenso a ter sucesso.

Se você quiser experimentar com quebrar o ciclo de verificação de todos os tempos, aqui estão algumas dicas para ajudar:

– Comece com a medição para obter uma imagem precisa da frequência com que você verifica qualquer plataforma ou dispositivo que você deseja reduzir. Quantas vezes você verificar por hora? Meça e registre isso. Quantas vezes você verificar por dia?

– Experimente guardar o smartphone, por exemplo, em outra sala ou em uma gaveta para controlar o costume de pegar toda hora.

– Observe como você digitar a sua senha de maneira automática. Comece a fazer isso de forma consciente, tendo a certeza que você deseja acessar.

Topo