Lifestyle

Avião do futuro comporta até 800 passageiros e é sustentável

No ano passado, uma aeronave pode dar uma ideia do que vai ser o transporte aéreo do futuro. Criado pelo designer Oscar Vinals, o conceito chamado Sky Whale AWWA era grande o suficiente para cobrir o Airbus A380. O designer, natural de Barcelona, está de volta este ano para revelar outra aeronave conceito que tem seis motores e combustível de hidrogênio. Isso faz com que ligá-la seja 75% mais silencioso do que os aviões atuais. Além disso, produzem emissões de carbono zero.

Apelidada de AWWA-QG Progress Eagle, a aeronave futurista parece muito semelhante ao conceito do Sky Whale AWWA do ano passado, mas tem algumas diferenças fundamentais. Ela possui uma estrutura que oferece capacidade para cerca de 800 passageiros. Para colocar este número em perspectiva: o Airbus 380, até então maior avião do mundo, tem capacidade para 525 pessoas.

Uma vez que a aeronave atinge a altitude máxima, o motor traseiro é desligado e usado como energia eólica que em combinação com a energia de painéis solares continua alimentando o avião. O excesso de energia é então armazenado em baterias da aeronave para depois serem reaproveitadas por caminhões especiais de armazenamento que estão em solo.

De acordo com Vinals, a aeronave poderia ser feita a partir de materiais leves como fibra de carbono, alumínio, titânio e cerâmica.

 

Topo