Lifestyle

Calças jeans skinny podem prejudicar músculos e nervos das pernas, diz estudo

iStock

iStock

O modelo de calças jeans conhecido como skinny pode ser desconfortável, mas este está longe de ser o maior problema de usá-lo. Por serem apertadas demais, vestir essas calças por muito tempo pode levar a danos nos nervos e músculos das pernas e dos pés.

Um estudo publicado no Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry conta o caso de uma australiana de 35 anos que teve sérios problemas nos tornozelos depois de usar jeans muito apertados.

LEIA MAIS: Comer chocolate pode fazer bem para o coração, aponta novo estudo 

A mulher analisada estava ajudando um parente na mudança de casa e passou horas abaixando e esvaziando armários. Depois de um tempo, começou a sentir sua calça mais apertada e desconfortável. Quando voltava para casa, as dores nas laterais dos pés estavam tão fortes que ela caiu na rua e ficou horas lá até que alguém a achasse e a ajudasse.

Ao chegar ao hospital, a calça jeans estava tão apertada que os médicos tiveram de cortá-la. A mulher passou quatro dias no local até que conseguisse andar de novo.

SAÚDE: Alimentação saudável pode reduzir em 24% o risco de declínio cognitivo 

Estudos anteriores já tinham apontado relação entre calças jeans skinny e problemas nos nervos das coxas, mas esse caso mostra que a parte inferior da perna também pode ser prejudicada.

Apesar de o caso mostrar que jeans apertados são ruins para o corpo, para confirmar uma relação direta entre esse tipo de calça e as dores nas pernas seria necessário fazer uma pesquisa mais ampla, ou seja, com um número maior de pessoas.

Outras peças de roupa, especialmente as usadas para modelar o corpo, também podem fazer mal a saúde.

Comentários
Topo