Lifestyle

Bebidas com açúcar são responsáveis por milhares de mortes todos os anos, diz estudo

iStock

iStock

Novidades nada animadoras para os fãs de açúcar: pesquisadores calcularam que bebidas açucaradas são responsáveis por milhares de mortes por ano no mundo.

O açúcar está cada vez mais ligado a doenças crônicas. Um novo estudo da Tufts University, em Massachusetts, nos Estados Unidos, usa um modelo estatístico para estimar quantas mortes anuais podem ser atribuídas diretamente a bebidas açucaradas.

LEIA MAIS: Pesquisadora pode ter desenvolvido vacina para diabetes nos EUA


A pesquisa analisou dados de 51 países e incluiu quase 612.000 pessoas entre 1980 e 2010. Refrigerantes açucarados, bebidas de frutas, energéticas e esportivas, e chás gelados açucarados foram incluídos no estudo, enquanto sucos de frutas naturais foram excluídos.  A pesquisa também utilizou dados sobre a disponibilidade de açúcar nos países para estimar quantas mortes de diabetes, doenças coronárias e câncer podem estar relacionadas às bebidas açucaradas apenas em 2010. Veja os números a seguir:

– 133.000 mortes por diabetes;

– 45.000 mortes por doenças cardiovasculares;

– 6.450 mortes por cancer.

São mais de 184.000 mortes no total. “Não há benefícios para a saúde em bebidas açucaradas, e a redução do consumo impactaria em dezenas de milhares de vidas salvas”, disse Dariush Mozaffarian, o autor do estudo.

LEIA MAIS: Comer chocolate pode fazer bem para o coração, aponta novo estudo

A grande maioria das mortes (95%) ocorreu em países de média e alta rendas, nos quais bebidas açucaradas – como os refrigerantes – feitas em casa são bastante comuns. “Dos 20 países com as maiores quantidades de mortes relacionadas ao consumo de açúcar, pelo menos oito estão na América Latina e no Caribe”, ressaltou o autor Gitanjali Singh.

“Se os jovens continuarem a consumir altos níveis de açúcar à medida que envelhecem, as consequências serão agravadas pelos efeitos desse envelhecimento, o que levará as taxas de mortalidade, invalidez e diabetes a ficarem ainda mais altas”, explica Singh.

A Associação Americana de Bebidas salientou que “o estudo não prova que o consumo de bebidas açucaradas causa doenças crônicas.” Ela ainda acrescenta que muitos outros fatores contribuem para provocar doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Comentários
Topo