Lifestyle

Como combinar vinho e chocolate

iStock

iStock

A harmonização entre vinho e chocolate pode parecer inusitada, mas quem prova não vai se decepcionar. Basta saber escolher.

Uma combinação clássica é a de chocolate com vinho do Porto – vinho seco geralmente não funciona por causa de sua acidez. O tipo doce dos vinhos brancos, como Sauterne e Tokaj, que vão tão bem com sobremesas de frutas, não tem o peso suficiente para elevar o chocolate.

Porém, há uma descoberta recente que faz uma ótima combinação com o chocolate: o Singla, da Herritage du Temps 2005, da região francesa de Roussillon. É um raro tipo de vinho naturalmente doce, elaborado de forma similar ao do Porto, mas usando a uva branca Macabeu.

FOTOS: 9 vinhos que todo colecionador deve ter

O sabor neutro da uva é adicionado à fermentação do vinho antes que todo o açúcar seja convertido em álcool. O vinho doce resultante é envelhecido em cascos de carvalho, o que lhe dá uma cor castanho-avermelhada e sabores aromáticos.

MAIS FOTOS: Quanto custa produzir um bom vinho francês

O resultado é uma deliciosa combinação com chocolate. Também combina com frutas secas, como passas, figos, pão de mel, manteiga, laranja cristalizada e doce de leite. É oxidado, o que resulta em uma mordida picante, um acabamento perfeito para o chocolate.

O vinho também faz um ótimo dueto com mocaccino, um cappuccino com adição de chocolate. Avelãs com chocolate fazem também uma combinação perfeita.

Comentários
Topo