Lifestyle

Chevrolet Camaro 2016: mais leve e mais rápido do que nunca

Camaro 2016

Divulgação

Descobre-se um pouco mais sobre o novo Chevrolet Camaro 2016 a cada dia. A montadora está liberando as informações pouco a pouco para atiçar a ansiedade dos mais curiosos. A CEO da General Motors, Mary Barra, é, além de proprietária de um, assumidamente fã do carro, assim como Mark Reuss, vice-presidente executivo de desenvolvimento de produtos da empresa.

MAIS LANÇAMENTOS: Porsche e Audi apresentam seus carros elétricos

Presente na última exibição do carro para a mídia especializada, Reuss destacou a redução de peso do Camaro, que vai de 101 kg a menos na versão top de linha, com motor V8 (SS), a 177 kg na versão básica, que tem um novo motor 2.0 de 4 cilindros. A medida foi possível com o uso de uma nova plataforma modular combinada ao que há de mais novo em materiais e tecnologia. Os engenheiros foram capazes de usar, por exemplo, modelagem computacional para pontuar áreas específicas do chassi onde uma pequena quantidade de material adicional teria um grande impacto na força do carro. Resultado? Um chassi 28% mais rígido do que o do modelo do ano passado, apesar da redução de peso.

Um investimento adicional em tecnologia também contribuiu para a perda de peso, com avanços em técnicas de ligação de alumínio em alumínio e brasagem a laser em áreas fundamentais, incluindo a junção do teto. Esse tipo de ligação não apenas reduz o peso, mas também contribui para o visual do carro, com junções esteticamente mais finas e delicadas do que as tradicionais.

VEJA TAMBÉM: Brabus traz versão da Mercedes-Benz G 500 para Brasil por US$ 1,1 milhão

Mas como esses esforços se traduzem na performance, componente chave do apelo do Camaro? Reuss disse que o modelo 2016 vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos graças ao motor turbo e à transmissão manual de seis velocidades. Isso é quase o mesmo tempo que o Chevrolet Chevelle SS de 1970 levaria, mas com motor V8 de 7,5 litros. A nova versão do Camaro V6 de 3,6 litros, também atualizado para 2016, atinge 100 km/h em 5,2 segundos no modo manual ou 5,1 segundos no automático. O Camaro SS V8 vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos no manual ou 4 segundos no automático.

Camaro 2016

Divulgação

Comentários
Topo