Lifestyle

Pessoas que terminam mensagens com ponto parecem esnobes, diz estudo

iStock

iStock

Concisão pode ser a alma das mensagens de texto, mas pontuação pode expressar mais do que você imagina. De acordo com um novo estudo, ainda que isto esteja gramaticalmente correto, mensagens que terminam com ponto final são interpretadas como grosseiras e menos sinceras.

Para conduzir a pesquisa, Celia Klin e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos recrutaram 126 estudantes da instituição para lerem uma série de 16 trocas de mensagens. As conversas começavam com perguntas como “você quer sair?” e terminavam com repostas de uma só palavra que ou terminavam com um ponto final, como “claro.”, ou terminavam sem pontuação alguma, como “ok”.

LEIA TAMBÉM: 10 maneiras de afastar amigos e colegas por causa do celular

Com base nas respostas dos participantes, as mensagens que terminavam com um ponto final foram vistas como menos sinceras em relação às que não tinham pontuação no final. Celia explica que isto indica como a pontuação é muito importante para a comunicação, especialmente as mediadas por computadores.

“Comunicar-se por mensagens não tem muitas das sugestões faciais usadas em conversas ao vivo. Quando falam, as pessoas transmitem informações sociais e emocionais com olhares, expressões faciais, tons de voz, pausas, entre outras coisas”, explicou Celia via comunicado. “Obviamente, as pessoas podem usar estes mecanismos quando mandam mensagens. Para isso, contam com o que têm disponível: emoticons, erros ortográficos propositais que imitam sons da fala e, de acordo com os nossos dados, pontuação.”

E MAIS: Momentos mais e menos apropriados para atender o celular

Por outro lado, mensagens que terminaram com um ponto de exclamação soaram mais sinceras. “Isso não é surpreendente, mas amplia nossa reivindicação”, disse Celia. Então, se estiver em dúvida, omita aquele ponto final. Quando estiver desesperado, adicione o ponto de exclamação.

Comentários
Topo