Lifestyle

Cristiano Ronaldo é o primeiro atleta com 200 milhões de seguidores

Getty Images

Getty Images

Cristiano Ronaldo terminou em segundo lugar, atrás de Lionel Messi, na votação da Bola de Ouro da FIFA anunciada no mês passado. Messi agora tem cinco prêmios, enquanto o português tem três. Porém, em termos de seguidores nas redes sociais, Messi não chega perto de Ronaldo.

Cristiano Ronaldo foi o primeiro atleta a alcançar 200 milhões de seguidores entre Twitter, Instagram e Facebook, de acordo com o Hookit, que observa e avalia o ecossistema do esporte nas mídias sociais e digitais. Seu número de seguidores é 64% maior do que o de Messi, que não tem conta no Twitter. O português se tornou o primeiro atleta a cruzar a barreira dos 100 milhões no Facebook em 2014, e hoje ele é a terceira celebridade a cruzar os 200 milhões entre as três principais plataformas, juntando-se ao clube de Justin Bieber e Taylor Swift.

VEJA TAMBÉM: China investe mais do que ligas europeias de futebol

Os 200 milhões de Ronaldo constituem-se de 109,7 milhões no Facebook, 49,6 milhões no Instagram e 40,7 milhões no Twitter. 74% dos seus 41,8 milhões novos seguidores em 2015 vieram do Instagram.

A marca de Cristiano Ronaldo reflete o enorme apelo global do futebol. Sua base nas redes sociais é maior do que os seguidores combinados dos ícones do basquete Michael Jordan, LeBron James, Kobe Bryant, Kevin Durant e Stephen Curry. Ronaldo tem três vezes mais seguidores do que todos os jogadores da Major League Baseball juntos. James é o atleta com mais seguidores dos Estados Unidos com 69 milhões de seguidores, de acordo com o Hookit.

A maior parte dos seguidores da estrela do Real Madrid vem dos Estados Unidos, onde ele tem 13,5% de seus fãs das redes sociais. Os outros principais países são França (7,4%), Brasil (6,4%), México (6,2%) e Reino Unido (5%). A audiência de suas postagens no Facebook ou no Instagram foi, em média, de um milhão de interações nos últimos seis meses. Uma foto no Facebook com seu filho em novembro de 2014 teve mais de 4,8 milhões de interações, enquanto seu post mais popular no Instagram foi um agradecimento de aniversário neste mês com 1,7 milhão de curtidas.

E MAIS: 10 atletas mais bem pagos da última década

O grande número de seguidores ativos é um benefício enorme para parceiros de patrocínio como a Nike, a Tag Heuer e a Herbalife. A audiência também ajuda Ronaldo a ganhar US$ 27 milhões anualmente fora dos campos. Ele foi o terceiro atleta mais bem pago do mundo no ano passado, com ganhos totais de US$ 79,5 milhões.

Comentários
Topo