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4 maneiras de incluir o mindfulness no seu dia a dia

Ao que parece, os líderes vivem, atualmente, sob uma pressão jamais vista, e a tecnologia colabora para isso, já que estamos conectados o tempo todo. É normal querer fazer o melhor para agregar valor às empresas nas quais trabalhamos, mas, nesse ritmo, a vida pode parecer um dia de trabalho sem fim. Então, o que fazer para parar esse trem desgovernado? A resposta é: mindfulness.

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Há dez anos, sugerir a prática de mindfulness teria provocado deboche e muita resistência. As pessoas eram céticas o bastante para achar que se preocupar com a respiração, por exemplo, era uma grande bobagem.

Mas, com o passar do tempo, as pesquisas acabaram mudando essa percepção. Elas mostraram que, quando estamos estressados, nosso córtex frontal (a área responsável por executar funções como planejamento e tomada de decisões) realmente encolhe. Mas é possível aumentá-la novamente por meio de técnicas de relaxamento da mente.

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Uma mente relaxada fornece uma sensação de espaço e de liberdade. É como se as pessoas nesse estado estivem mais aptas do que as demais a tomar decisões de forma mais equilibrada. E, dessa maneira, atingissem resultados melhores.

Mas como começar a praticar mindfulness? Existe uma variedade de maneiras.

Veja, na galeria de fotos, 4 maneiras de incluir essa prática na sua vida.

  • 1. Diminua o ritmo

    Durante dez minutos por dia escolha algo que você normalmente faria de forma automática, como dirigir ou mandar e-mails, e demore o dobro do tempo nessa função. Foque, realmente, nas sensações físicas de tocar no teclado e nos pensamentos que surgem em sua cabeça.

  • 2. Respire fundo

    Por três minutos, três vezes por dia, feche os olhos e respire fundo. Essa é uma das melhores maneiras de acalmar o sistema nervoso e de recarregar as baterias em intervalos ao longo do dia.

  • 3. Se conecte com outras pessoas

    Na próxima vez em que estiver participando de um encontro, foque em escutar as pessoas ao seu redor. Saia da sua mente e não se preocupe em esboçar reações ou em formular respostas enquanto os outros estão falando. Simplesmente os escute. Preste atenção aos sentimentos do seu interlocutor, às expressões e às palavras. Simplesmente esteja com a pessoa enquanto ela fala. Sua reação virá naturalmente. É como se o seu enfoque mudasse quando você realmente escuta quem está ao seu redor.

  • 4. Alimente o seu corpo

    Várias vezes, durante a semana, foque no cuidado com o seu corpo. Pode ser por meio de uma aula de yoga, de um momento em um spa ou até descansar em uma cadeira confortável. Desconecte-se por um tempo e sinta seu corpo.

1. Diminua o ritmo

Durante dez minutos por dia escolha algo que você normalmente faria de forma automática, como dirigir ou mandar e-mails, e demore o dobro do tempo nessa função. Foque, realmente, nas sensações físicas de tocar no teclado e nos pensamentos que surgem em sua cabeça.

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