Lifestyle

6 dicas para acumular mais milhas aéreas

Acumular pontos e milhas é uma boa alternativa para economizar nas viagens. Mas nem sempre conseguimos juntar o suficiente, o que acaba dando a impressão de que nunca vamos ter a oportunidade de usá-los.

O CEO da MaxMilhas, Max Oliveira, explica que uma das principais maneiras de se acumular milhas é viajando. Esse era, inclusive, o único jeito quando os programas de fidelidade chegaram ao Brasil: “Depois é que as companhias aéreas estabeleceram parcerias com as instituições financeiras e passaram a associar o acúmulo ao uso do cartão de crédito, criando uma relação entre pontos e milhas. Os pontos podem tanto ser trocados por produtos em lojas parceiras como ser convertidos em milhas e usados na aquisição de passagens, a forma mais comum atualmente. Cerca de 80% das milhas no mercado são provenientes dos cartões de crédito”, explica o executivo.

LEIA MAIS: 5 dicas para viajar como um multimilionário – sem necessariamente ser um

Existem outras formas de acumular milhas como, por exemplo, alguns programas de aceleração oferecidos pelos bancos. Oliveira explica que para aproveitar essa vantagem e multiplicar os pontos adquiridos pelo uso do cartão, é necessário pagar taxas adicionais. O programa de fidelidade do Itaú, por exemplo, oferece um acelerador que permite dobrar a quantidade de pontos acumulados. Para desfrutar do benefício, o cliente deve pagar, mensalmente, um valor equivalente a 4% sobre o total da fatura, ou seja, R$ 0,04 para cada Real gasto em compras classificadas como pontuáveis.

Números da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), entidade que agrega as principais empresas do setor, apontam a existência de quase 78 milhões de cadastros nos programas das suas associadas. Apesar de populares, essas iniciativas ainda despertam a dúvida de muita pessoas, interessadas em aproveitar melhor as vantagens.

Veja na galeria de fotos 6 dicas para acumular mais pontos e milhas:

  • Crie um hábito

    Antes de qualquer compra, mesmo dos pequenos itens do dia a dia, verifique quais lojas, físicas ou online, oferecem pontos e milhas. Se o preço do produto for o mesmo, vale a pena optar pelo estabelecimento que permita acumular. Com o tempo, esse comportamento se tornará um hábito e você conseguirá juntar milhas sem qualquer esforço.

  • Concentre seus gastos em uma só empresa

    Seja em um cartão de crédito ou em parceiros de um determinado programa, o importante é concentrar os gastos sempre nos mesmos locais para conseguir acumular mais rápido. Se você participa de vários programas diferentes, compra em um número muito grande de lojas ou tem vários cartões, seus pontos ficarão fragmentados e será mais difícil atingir saldo suficiente para trocas.

  • Utilize seus pontos/ milhas

    Se você tem um cartão de crédito, é muito provável que já esteja acumulando pontos, mesmo sem perceber. Por isso, procure conhecer os benefícios e utilize o saldo acumulado, seja por meio de resgates diretamente no catálogo do programa do seu banco ou por meio da transferência para outros parceiros.

  • Atenção às viagens

    Quando se fala em programa de fidelidade, a preferência dos consumidores é pelas passagens aéreas. Mas é sempre bom lembrar que as viagens podem ser também boas fontes para juntar pontos e milhas. Você pode acumular com voos, na reserva de hotel ou em diversas outras oportunidades. Vale a pena optar por hotéis e companhias aéreas que te ajudem a somar pontos/ milhas em seu programa.

  • Fique de olho na validade

    Todo programa de fidelidade tem prazo de validade. Fique atento a essas datas e nunca deixe expirar. As empresas de fidelização informam, com frequência, o saldo e a validade. Por isso, atenção aos comunicados enviados por elas. Acompanhe seu extrato e resgate sempre.

  • Cuidado com a segurança

    Proteger sua conta em programas de fidelidade é tão importante quanto cuidar do seu email ou do seu acesso ao banco. Procure criar uma senha segura e nunca forneça para terceiros nenhum dado como login, senha ou mesmo seu email. Assim, você ajuda a evitar fraudes e mantém seu saldo a salvo.

Crie um hábito

Antes de qualquer compra, mesmo dos pequenos itens do dia a dia, verifique quais lojas, físicas ou online, oferecem pontos e milhas. Se o preço do produto for o mesmo, vale a pena optar pelo estabelecimento que permita acumular. Com o tempo, esse comportamento se tornará um hábito e você conseguirá juntar milhas sem qualquer esforço.

Comentários
Topo