Lifestyle

10 ideias de bancos e cadeiras para incrementar seu jardim

Não importa o tamanho da sua área externa, seu gosto ou orçamento – existe uma opção de banco para ser usado ao ar livre perfeita para o espaço que você tem. Mas, com tantas opções, saber por onde começar pode ser um desafio. Talvez você esteja procurando um lugar para beber um drinque à noite, um canto para relaxar ou uma área para acomodar toda sua família para um almoço.

LEIA TAMBÉM: 10 ideias incríveis para ter um jardim secreto

Veja essas 10 ideias de bancos para ajudá-lo a decidir qual funcionará melhor em seu jardim:

  • 1. Invista em cadeiras e poltronas suspensas

    Além das tradicionais redes e balanços, existem vários tipos de cadeiras – em forma de bolhas ou poltronas ovaladas – que ficam penduradas disponíveis no mercado para uso externo. Não se preocupe se o seu jardim ou terraço não tem uma grande árvore para suspendê-las, pois muitas delas já possuem dispositivos próprios para isso. Elas variam de tamanho e estilo e são feitas de materiais como macramê (uma espécie de crochê), vime, madeira, metal e plástico. Utilize almofadas impermeáveis para adicionar conforto e por serem práticas para a área externa.

  • 2. Utilize as paredes

    Uma boa maneira de incorporar bancos ao seu jardim é integrá-los à parede ou ao muro. Você pode construir uma cadeira ou um banco como uma peça de design ao redor de uma determinada área. Seja qual for o material que você escolher para sua parede – pedra ou madeira – transformá-la em um banco vai funcionar – desde que você tenha certeza de que é algo seguro.

    Você também pode criar uma espécie de banco que parece sair da parede, sem apoio, o que vai criar a ilusão de uma área externa maior graças ao espaço que sobrará embaixo dele. Depois, você decora com plantas, lâmpadas ou samambaias para dar a sensação de que está sentado em meio às plantas.

  • 3. Aproveite o aroma

    Um dos lugares mais românticos para colocar um banco no jardim é embaixo de uma árvore, de um arco repleto de rosas ou de outra planta com um bom perfume. É quase impossível errar na decoração embaixo de uma maravilhosa cobertura com um aroma delicioso. O banco com um arco cria, imediatamente, um ponto focal. Coloque-o em um lugar no qual você possa aproveitar o resto do jardim.

  • 4. Entre em contato com a natureza

    Caso queira uma área mais natural para relaxar, especialmente se o seu jardim tem um estilo selvagem e você gosta da ideia de utilizar algo rústico, construa uma incrível área coberta. O espaço da foto foi construído para acomodar várias pessoas. Com uma cobertura, você pode adicionar lanternas para suas noites e prolongar as horas de aproveitamento do jardim.

  • 5. Faça bom uso dos cantos

    Usar um canto do seu jardim para criar uma área com bancos funciona muito bem, especialmente quando também se planeja colocar plantas ao redor para dar a impressão que você está bem situado no espaço.

    Quando estiver construindo o banco, certifique-se de que há bastante profundidade. Muitos bancos deste estilo ficam estreitos e pouco confortáveis.

    Escolha plantas que perfumam o espaço. Utilize gramíneas para suavizar os limites das outras plantas. E se você quiser se proteger do calor e gosta da ideia de utilizar árvores, posicione o banco embaixo de algumas espécies que crescem em formato de guarda-chuva ou coloque-o perto de uma árvore que faça sombra.

  • 6. Construa uma cobertura

    Para ter uma área isolada no jardim e bloquear a possível visão dos vizinhos, projete o banco para que fique embaixo de um telhado. Ele também proporcionará a sombra muito necessária no verão, assim como um abrigo da chuva. Você também poderá pendurar luzes no telhado para suas noites no jardim.

    Se você se interessa pela vida selvagem, considere um telhado verde, mas antes de adicionar qualquer tipo de planta, certifique-se de que o material é à prova d’água e forte o suficiente para suportar o peso.

  • 7. Separe as áreas

    Jardins têm sido muito utilizados como espaços externos para jantar e é muito simples criar ambientes separados, mesmo em áreas menores. Se você gosta de se divertir e comer na área externa, reserve um local para refeições ao ar livre. Existem muitos estilos de mesas e cadeiras de vime para qualquer condição climática, inclusive madeira, ferro ou materiais mais leves.

    Ao utilizar plantas para dividir os espaços, você pode, facilmente, criar outra área para relaxar. Ou, se você preferir mover sua mobília pelo jardim para acompanhar o sol, tente algo portátil e menor, como pequenas cadeiras e mesas, que estão disponíveis em vários estilos e faixas de preço.

  • 8. Economize

    Se você tem um orçamento limitado para mobiliar a área externa e gosta de itens reciclados, uma das opções mais baratas é utilizar paletes antigos de madeira para criar mesas e cadeiras. Eles são projetados para serem muito resistentes e utilizados na área externa, então são ótimos para fazer mobílias de jardim. Existem vários vídeos e sites que mostram como fazer diferentes tipos de mesas e cadeiras. Se você lixar a madeira, ela poderá ser pintada ou tingida.

    Faça, em primeiro lugar, um planejamento, pois talvez você precise de mais paletes do que imagina. Pense, também, em como vai cortá-los. Use óculos, luvas de segurança e roupas antigas para impedir que a cola ou os resíduos, que muitos paletes contêm, estraguem suas melhores peças.

  • 9. Abuse das cores

    Um ou dois assentos coloridos dão vida ao ambiente. Muitos designs contemporâneos são estilosos e práticos. Se você não quer comprar um móvel novo, tente pintar alguns dos bancos, mesas e cadeiras que já possui em tons ousados, que combinem com a área externa.

  • 10. Maximize um espaço compacto

    Mesmo que você tenha uma área externa muito pequena ou apenas uma varanda, colocar um banco vai permitir bons momentos ao ar livre em dias quentes. Construa um canto para um visual aconchegante.

    Você pode comprar tapetes para fazer o espaço parecer um quarto. Também existem muitos estilos de bandejas que dobram como pequenas mesas para dar a impressão de uma sala de estar externa.

1. Invista em cadeiras e poltronas suspensas

Além das tradicionais redes e balanços, existem vários tipos de cadeiras – em forma de bolhas ou poltronas ovaladas – que ficam penduradas disponíveis no mercado para uso externo. Não se preocupe se o seu jardim ou terraço não tem uma grande árvore para suspendê-las, pois muitas delas já possuem dispositivos próprios para isso. Elas variam de tamanho e estilo e são feitas de materiais como macramê (uma espécie de crochê), vime, madeira, metal e plástico. Utilize almofadas impermeáveis para adicionar conforto e por serem práticas para a área externa.

Comentários
Topo